Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza

29411 - GERENCIAMENTO DE RISCO DO CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA EM CLÍNICA DE DIÁLISE DO MUNICÍPIO DE MANAUS
SILVIO ORLON DE CASTRO CHAVES - VISA MANAUS, IVANA CRISTINA LOPES DA CUNHA - VISA MANAUS, JOCILENE GALUCIO BARROS - VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL - MANAUS, MARIA DO SOCORRO DO CARMO BARBOSA - VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL - MANAUS, NÁDIA MARIA SOARES BEZERRA - VISA MANAUS


Manaus possui cobertura de abastecimento de água potável de quase 100% pelo sistema de distribuição da concessionária, contudo, o uso de fonte alternativa pelos estabelecimentos de saúde é uma realidade frequente, ainda que seja proibido pelo Código Sanitário local. No que se refere aos serviços de diálise, estes devem possuir tecnologias; estrutura física adequada; recursos humanos capacitados e procedimentos operacionais padronizados para o correto gerenciamento do controle da qualidade da água, uma vez que este insumo é crítico e imprescindível nestes estabelecimentos. Em 23 abril de 2018, durante fiscalização de licenciamento de uma clínica de diálise, a equipe da Vigilância Sanitária (VISA MANAUS) verificou, logo no início da ação, que a água das torneiras e descarga dos vasos sanitários das instalações sanitárias da recepção apresentavam coloração alterada com aspecto turvo. Diante da constatação, os fiscais decidiram verificar a cor da água na entrada do subsistema de tratamento de água para hemodiálise, onde também foi evidenciada a mesma alteração. De acordo com as declarações prestadas pelos responsáveis, o poço tubular que abastece a clínica tinha apresentado problemas na captação. Inicialmente, os fiscais tentaram exigir a imediata substituição para o fornecimento de água da rede pública, mas acabou-se descobrindo que o estabelecimento não estava adequadamente interligado à rede da concessionária. Em seguida, buscou-se articulação com a Vigilância em Saúde Ambiental municipal, que por sua vez, acionou um representante da concessionária. Em 24 de abril de 2018, a equipe fiscal retornou ao estabelecimento acompanhada desses dois órgãos. Neste momento, verificou-se que o serviço estava sendo abastecido por caminhão pipa, cuja água não apresentava alteração de cor, contudo, era também originária de poço. Considerando a necessidade de resolução imediata do problema, o técnico da concessionária iniciou os procedimentos para interligar o estabelecimento adequadamente à rede. Posteriormente, o serviço de saúde desativou o poço e passou a utilizar água potável distribuída pela concessionária, trazendo maior segurança aos pacientes submetidos à hemodiálise. A articulação integrada neste caso, resultou em ação sistemática de monitoramento da VISA local nas demais clínicas de diálise, constatando-se o uso de água de poço em outros estabelecimentos, o que tem gerado ações para proibir esta prática e garantir a segurança dos pacientes renais crônicos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000