Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza

29715 - AVALIAÇÃO DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS QUE OCORRERAM NO ESTADO DO PARANÁ ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2018
MICHELE MARTHA WEBER LIMA - UEPG, MIRIAM RIBAS ZAMBENEDETTI - HEMEPAR


Apesar dos avanços, mesmo com indicação precisa e administração correta, toda e qualquer transfusão seja ela de sangue, hemocomponentes ou órgãos, ainda existe um risco de incidentes transfusionais, imediatos ou tardios, de intensidade que variam de leve, moderada ou grave, podendo até envolver casos de óbitos. Diante da ocorrência de uma reação transfusional, os profissionais da equipe de saúde devem ser treinados para identificar e notificar essas reações realizando o processo de hemovigilância. Como consequência estas reações transfusionais podem gerar agravos à saúde dos pacientes e aumentar os riscos no momento que este paciente receber uma nova transfusão, daí a importância de se avaliar estes incidentes, conhecer seus aspectos diferenciais bem como seu índice de ocorrência, abrindo possibilidades de conhecer e construir práticas que possam sem incorporadas ao processo de trabalho. Frente ao exposto, este estudo tem o objetivo de analisar os incidentes transfucionais notificados na vigilância sanitária do estado do Paraná, verificar como este processo está sendo feito, as suas características e definir quais são os incidentes de maior ocorrência em nosso estado. Os dados foram obtidos pela busca de formulários de notificação do sistema NOTIVISA, abrangendo o período de 2014 a 2018, na plataforma da ANVISA de acesso a funcionários da Vigilância Sanitária. Em relação à abordagem, os dados foram extraídos, classificados e tabulados segundo os seguintes critérios: tipo de reação e da transfusão, grupo sanguíneo, componente transfundido, tipo de transfusão, sinais e sintomas, gravidade, data da transfusão e da ocorrência da reação, idade, raça, sexo, município e se houve algum tratamento com a bolsa de sangue (aliquotado, irradiado, desleucocitado, etc). Sendo assim, este estudo pretende conhecer e processar informações dos efeitos colaterais ou inesperados resultantes da transfusão sanguínea, analisando as variáveis que podem ter levado aos efeitos indesejáveis deste procedimento, propondo melhorias no monitoramento dessas informações, que permitam o gerenciamento de risco, possibilitando a tomada de providências que possam, de certa forma, diminuir a ocorrência ou a recorrência de alguns desses efeitos, além de agregar novos conhecimentos aos profissionais de saúde que atuam nessa área. Dentro desse conceito demonstrar que as notificações dos incidentes transfusionais são de extrema importância como instrumento de trabalho.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000