27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza |
30707 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA: IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS SERVIÇOS DE DIALISE E NEFROLOGIA NO ESTADO DO TOCANTINS. CLÁUDIA DE SOUZA RESENDE ARAÚJO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/ DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, IVANEIDE MARIA DO SOCORRO RODRIGUES CARDOSO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CRISTINA APARECIDA DE FREITAS
INTRODUÇÃO O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) vem desenvolvendo ações voltadas para a Segurança do Paciente, envolvendo as práticas de vigilância, controle, regulação e monitoramento dos serviços de saúde e o uso das tecnologias disponíveis para o cuidado. A problemática que envolve esta pesquisa se relaciona com a proposta de analisar o Plano de Segurança do Paciente - em serviços de dialise e nefrologia.
OBJETIVO Fiscalizar e analisar e o cumprimento da legislação, quanto às ações do PSP nos serviços de Diálise e Nefrologia no Estado do Tocantins.
METODOLOGIA Um estudo exploratório e descritivo. Este trabalho fundamentou-se nas inspeções realizadas em 7 serviços de Diálises e Nefrologia existentes no Estado do Tocantins, no primeiro semestre de 2019, utilizando roteiros de inspeção especifico que gerou notificações, onde obteve-se os resultados da situação do PSP em serviço de dialise.
RESULTADOS Dos 7 serviços analisados, 29% possuem Núcleo de Segurança do Paciente - NSP e PSP com todos os seus protocolos implantados e implementados, 57% possuem o NSP e o PSP sem a implantação dos protocolos e 14% não possuem NSP e PSP, porem esse serviço ainda não está funcionando.
CONCLUSÃO Com as ações de vigilância sanitária que contemplam estratégicas educativas demonstram eficácia e eficiência e não somente aquelas executadas de forma coercitiva e punitiva. Com a orientação da equipe técnica, os estabelecimentos vem buscando adequar-se ao cumprimento da legislação de forma a garantir a qualidade, efetividade e a segurança dos usuários de dialise.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde – caderno 6. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasília: 2016.
BRASIL. Resolução - RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF.
BRASIL. Associação Brasileira dos Centros de Dialise e Transplante – ABCDT, Dezembro 2018, edição de Nº 3. www.abcdt.org.br.
|