Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza

31983 - TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA: ESTUDO DAS INTERCORRÊNCIAS PRESENTES NA SESSÃO DE HEMODIÁLISE
MONICA KARLA VOJTA MIRANDA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, CRISTIANO GONÇALVES MORAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, ADRIELE PANTOJA CUNHA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, LIDIANE DA SILVA EVARISTO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, BRUNA JACÓ LIMA SAMSELSKI - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, DENILSON SOARES GOMES JUNIOR - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, EMANUEL PINHEIRO ESPOSITO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, LUIZ FERNANDO GOUVÊA-E-SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


Introdução: A hemodiálise (HD) é o método mais utilizado de terapia renal substitutiva para substituir as funções renais em pacientes com insuficiência renal crônica avançada. Objetivo: Analisar as intercorrências ocorridas durante as sessões de hemodiálise em um hospital de média e alta complexidade do município de Santarém-Pará. Método: Trata-se de um estudo descritivo, longitudinal retrospectivo, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado no Setor de Nefrologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna (HRBA). Participaram do estudo 63 prontuários de pacientes que realizaram HD no período de agosto de 2008 a dezembro de 2017. As intercorrências foram observadas durante o primeiro ano de tratamento de HD realizado no HRBA. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial, por meio do programa BioEstat 5.2, adotando-se o nível de significância de p<0.05. O projeto obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa, sob CAAE: 79547517.3.0000.5168. Resultados: Notou-se predominância do gênero masculino (52,4%), faixa etária de 60 ou mais anos (33,4%; idade média de 53,4±14,1 anos), nível fundamental de escolaridade (22,2%) e estado civil de casado (23,8%). As doenças de base mais frequentes foram a diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) juntas (20,6%) e isoladas (DM – 17,5%; HAS – 17,5%), bem como, a comorbidade mais presente foi a anemia (35,8%). Quanto às intercorrências, observou-se a notificação de 45 tipos, contudo as mais presentes foram a hipotensão (12%), cefaleia (9,5%), mal-estar (8,4%), hipertensão (8,2%), hipoglicemia (6,4%), câimbras (5,9%), náusea (5,1%) e vômito (4,1%). Conclusão: Conclui-se que o gênero masculino predominou, a faixa etária oscilou de 21 a 89 anos, a DM e a HAS foram as doenças de base mais frequentes e a anemia a comorbidade. A hipotensão e cefaleia foram as intercorrências mais presentes de forma geral, bem como, no gênero feminino. Já nos homens a hipotensão foi seguida do mal-estar e hipertensão. Destaca-se que não foi observada associação do gênero com a faixa etária, doença de base, comorbidade, tipo de intercorrência e quantidade de intercorrências. Contudo, chama-se a atenção para o aumento de 30% para 70%, no gênero feminino, para a presença de mais de 4 intercorrências presentes.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000