Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza

31993 - ANALISE DA INSPEÇÃO SANITÁRIA OCORRIDA NOS HOSPITAIS, DOS MUNICIPIOS DA SUPERINTENDENCIA REGIONAL DE SAÚDE DE TEOFILO OTONI-MG, PARA LIBERAÇÃO DO ALVARÁ SANITÁRIO OU NÃO, NO ANO DE 2018
MARCIA ELIZABETH ALVES OTTONI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS-SES/MG, EMILIA VILELA ARAUJO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS-SES/MG


A VISA hospitalar tem um papel primordial na melhoria da qualidade desses serviços, normatizando os procedimentos e adotando medidas para os prestadores cumprirem condições técnicas necessárias. A inspeção sanitária é uma atividade desenvolvida por profissionais com capacidade e com objetivo de avaliar os estabelecimentos. Este trabalho constitui numa análise da inspeção sanitária, ocorrida nos hospitais dos municípios da SRS-TO, ano de 2018, onde foram observados que, dos 12 hospitais, sob a responsabilidade da VISA estadual, todos precisavam ser renovados os Alvarás Sanitários.
OBJETIVO GERAL
Analisar as inspeções sanitária ocorrida nos hospitais dos municípios da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni-MG, 2018.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Alinhamento das ações de inspeção sanitária nos hospitais;
- Intensificar a Inspeção Sanitária nos hospitais;
- Identificar e quantificar o número de hospitais sem alvará sanitário;
METODOLOGIA:Trata-se de estudo qualitativo e quantitativo da inspeção sanitária dos 12 hospitais, em 12 municípios, que estão sob a responsabilidade da SRS de Teófilo Otoni.
Foi construído um cronograma para a organização do processo de trabalho, estabelecendo contato com os gestores para a efetivação das ações de inspeção sanitária. A estratégia usada para a liberação do Alvará Sanitário foi a realização de um Plano de Ação com definição de prazos, que variava conforme risco sanitário de cada inconformidade, para correção de todas as irregularidades identificadas durante a inspeção.
RESULTADO:Dos 12 hospitais inspecionados,6 foram liberados Alvarás Sanitários, que são eles: Ataléia, Novo Cruzeiro, Poté, Caraí, Ladainha e Malacacheta.
Os 6 hospitais que não tiveram a liberação dos Alvarás Sanitários são: Itaipé, Águas Formosas, Padre Paraíso, Nanuque, Carlos Chagas e Machacalis.
Percebeu-se que a realidade dos hospitais era muito semelhante, com irregularidades relacionadas à estrutura física, aos processos de trabalho e aos recursos humanos.
As inadequações na estrutura física, ocorrem, principalmente, devido aos hospitais inspecionados não possuírem Projetos Arquitetônicos.
CONCLUSÃO: Diante do exposto, conclui-se que um número pequeno de hospitais conseguiu a liberação de alvará expedido pela Vigilância Sanitária, o que é preocupante, e a atuação da VISA é baseada em ferramentas sólidas, o que nos dá a tranquilidade para se ter o rigor nas inspeções. E é necessário o planejamento, o monitoramento e avaliação das ações.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000