27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT20 - VISA e Serviços de Saúde - Hospitais e Similares/Hemoterapia/Terapia Renal Substitutiva/Serviços de Estética e Beleza |
32044 - DIFERENÇAS NA ESTRUTURA DE DOIS CENÁRIOS PARA EXAME CITOPATOLÓGICO DE COLO UTERINO LIDIANE PEREIRA DE SOUSA SANTOS - FCMMG, LORENA CRISTINE SANTOS SOUSA - FCMMG, ISABELA MIE TAKESHITA - FCMMG, CLAUDIRENE MILAGRES ARAÚJO - FCMMG
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de enfermagem no exame citopatológico de colo uterino em dois cenários: unidade básica de saúde e ambulatório escola.
Execução: As atividades práticas do curso de enfermagem ocorrem em diferentes cenários, tais atividades compõem a futura rotina do enfermeiro, sendo de suma importância sua vivência pelos acadêmicos. Entre setembro e outubro de 2017 as consultas de enfermagem para coleta de exame citopatológico do colo uterino foram realizadas em uma unidade básica de saúde de Belo Horizonte, o espaço era uma casa adaptada que necessitava reforma. Havia falta de: acessibilidade para cadeirantes, privacidade para pacientes, insumos descartáveis (lençóis para as macas e luvas de procedimento). Havia falhas de: iluminação, acabamento no piso e paredes e espaço limitado para circulação de pessoas, problemas que devem ser evitados e constam nas RDC’s n° 36 e no50. Estes dificultadores, ao olhar das acadêmicas, prejudicavam tanto a qualidade da assistência quanto a segurança do paciente. Já entre março e abril de 2019, a mesma consulta foi realizada num ambulatório escola, cuja construção foi planejada desde o princípio com consultórios amplos, garantia de privacidade (cortinas), preparadas para receber pacientes com mobilidade reduzida, pisos impermeáveis, banheiros adaptados, materiais descartáveis e esterilizados. Tais facilitadores promoveram maior satisfação do paciente, oferecendo condições ímpares de atendimento, mostrando como é importante haver a etapa de planejamento da estrutura física dos serviços de saúde.
Análise crítica: Esta experiência permitiu uma visão diferenciada dos possíveis cenários de prática. O acadêmico se preparou para o inesperado, para que ele saiba identificar as falhas de estrutura e insumos e requisitar melhorias, ou planejar um espaço de forma adequada e compatível com as normas. Auxiliou na promoção de um olhar mais crítico
sobre cada cenário, favorecendo, em ambos, pensar na segurança do paciente e na qualidade da assistência.
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