Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT21 - VISA e Serviços para Idosos/Serviços de Saúde Mental

29394 - IMPLANTAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA ORIENTAÇÃO DE FUNCIONAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES GERIÁTRICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO DE ACORDO COM A RDC 283/05
VANESSA CAMARGO GIOVANI DA SILVA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA


O envelhecimento é um processo complexo que envolve dimensões biológicas, psicológicas e socioculturais que afetam o estilo de vida e a forma do envelhecer. Com o aumento da longevidade é preciso estar atento aos idosos que passarão a necessitar de maior ajuda, temporária ou permanente, para suas atividades de vida diária. Faz-se necessário, de imediato, um diagnóstico de saúde que possa conduzir a propostas realistas. Para isso, o Grupo Técnico Clínico Terapêutico do Centro de Vigilância Sanitária – CVS criou, em março de 2018, um instrumento para orientação de funcionamento, monitoramento e avaliação das Instituições Geriátricas - IG do Estado de São Paulo. As IG foram criadas a fim de servir de domicílio coletivo para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar. O CVS é o órgão coordenador do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, o qual é composto pelas equipes municipais (645) e estaduais (28). Hoje os 28 Grupos de Vigilância Sanitária - GVS são responsáveis em enviar anualmente os dados exigidos pela Resolução de Diretoria Colegiada 283/05 ao CVS, preenchidos através de planilha onde constam dados mensais de: Taxa de mortalidade, incidência de doença diarreica aguda, incidência de escabiose, incidência de desidratação, prevalência de lesão por pressão, prevalência de desnutrição, além de comunicar os eventos sentinelas imediatamente como queda com lesão, tentativa de suicídio e maus tratos. No ano de implantação do Manual, 57% dos GVS enviaram os indicadores contra 30% no ano de 2017, apresentando incongruências em seus dados, não sendo possível sua avaliação. Com a criação do instrumento, orienta-se, de forma didática, como uma IG deve funcionar, o que observar em uma inspeção sanitária, o preenchimento da ficha de Monitoramento e Avaliação e a comunicação dos eventos sentinelas. Desta forma, pretende-se traçar um perfil fidedigno dos idosos residentes nestas instituições monitorando a qualidade do serviço prestado. O uso de indicadores como instrumentos de monitoramento e gestão apresentam informações relevantes e válidas que apontam onde intervir. O resultado destas intervenções será o fortalecimento das ações e serviços de vigilância em saúde, que visa uma resposta rápida, integrada, oportuna e resolutiva frente aos desafios emergentes, obtendo uma mudança do modelo de atenção centrado em doenças agudas para um modelo baseado na promoção intersetorial e na integração dos serviços para a população do Estado.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000