Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT21 - VISA e Serviços para Idosos/Serviços de Saúde Mental

31792 - INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NUMA VISÃO BIOÉTICA
APARECIDA MARIA MENDES - UNIVÁS- MESTRADO EM BIOÉTICA


RESUMO
INTRODUÇÃO: Com o envelhecimento populacional, e o envelhecimento da própria população idosa, a necessidade de garantir os cuidados necessários aos idosos, fez das instituições de caráter asilar uma alternativa de cuidados. A institucionalização ainda é um assunto delicado, mas é esperado o aumento da demanda por este serviço. A bioética da proteção apresenta ferramentas para entender os conflitos gerados com o envelhecimento na família, nas instituições asilares e na sociedade, trazendo para reflexão o cuidado que é oferecido a esta população, e o papel do Estado em garantir o direito a uma vida digna. OBJETIVO: Avaliar as Instituições de Longa Permanência para Idosos e sua adequação para prover uma vida digna para seus moradores, numa perspectiva da Bioética da Proteção. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, analítico e exploratório, com abordagem quantitativa. Pesquisa realizada em 36 instituições asilares na área da SRS Pouso Alegre/MG. O instrumento utilizado foi o Roteiro para Inspeção Sanitária em Instituições de Longa Permanência para Idosos. A análise descritiva foi realizada apresentando resultados por meio de proporções e para as quantitativas as medidas de tendência central e medidas de dispersão. RESULTADOS: A análise dos dados permitiu observar que 100% das instituições estão com alvará sanitário vigente. Em relação aos recursos humanos somente 30,6% apresentaram cuidadores de idosos conforme o preconizado pela RDC 283/05. A reabilitação destes pacientes é realizada em 91,7% pelo SUS, 30,6% tem atendimento de fisioterapia na instituição. Buscam o atendimento asilar em 91,7% por não dispor de uma pessoa para cuidar, e 88,9% das instituições realizam uma vista à família do idoso antes da sua admissão. Para as atividades de lazer, 13,9% tem um profissional responsável pelo setor, e o passeio é a atividade mais realizada, em 77,8% das instituições. Quanto a estrutura física, 27,8% tem o projeto arquitetônico aprovado pela vigilância sanitária, e somente 13,9% disponibilizam campainha e luz de vigília nos dormitórios. CONCLUSÃO: As instituições asilares não estão preparadas em prover as condições necessárias para que, os cidadãos asilados sejam protegidos e atendidos nas suas necessidades, com assistência qualificada, em espaços acolhedores, seguros e que respeitem a dignidade e autonomia dos asilados.
Palavras-chave: Assistência a idosos, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Bioética, Asilo para idoso.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000