Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT21 - VISA e Serviços para Idosos/Serviços de Saúde Mental

32075 - APLICABILIDADE DA RDC 283/05 QUANTO À UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ATRAVÉS DE INDICADORES NAS ILPIS
ANA PAULA MELO RIBEIRO - SMS/VISA NATAL


APLICABILIDADE DA RDC 283/05 QUANTO À UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ATRAVÉS DE INDICADORES NAS ILPIs

O uso de indicadores como instrumento de monitoramento é importante pois trata-se de informações relevantes que nos mostra onde intervir. Em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), o cuidado com a saúde da pessoa idosa apresenta características peculiares, pois os agravos à saúde são traduzidos pela maior vulnerabilidade a eventos adversos, sendo necessário intervenções imediatas. A RDC ANVISA 283/05 preconiza a avaliação de desempenho através dos seguintes indicadores: taxa de mortalidade, taxa de incidência de doença diarreica aguda, taxa de incidência de escabiose, taxa de incidência de desidratação, taxa de prevalência de úlcera de decúbito e taxa de prevalência de desnutrição. O consolidado desses indicadores deverá ser encaminhado à vigilância sanitária no mês de janeiro de cada ano, correspondente ao ano anterior. Deste modo a vigilância sanitária local entendeu que trabalhar com dados que são encaminhados referentes ao ano anterior passava a ser um simples dado isolado, fora do contexto atual, já que esses indicadores apresentam um reflexo real da situação. Para isso foi criado um instrumento que facilitasse o acompanhamento dos indicadores das ILPIs pela vigilância sanitária, de forma a promover a tomada de decisão em tempo oportuno. O instrumento citado foi criado para atender à exigência da RDC 283/05, no tocante ao monitoramento da avaliação de desempenho da ILPIs, através de indicadores. Esse material foi desenvolvido como iniciativa conjunta entre estagiário e técnicos da vigilância sanitária. Além da criação de uma planilha, foi também construído um manual orientativo para colaborar no preenchimento dessa ferramenta de trabalho. Todos os responsáveis técnicos das ILPIs foram treinados individualmente para utilização da planilha e receberam o manual com todas as instruções. A partir de então, a vigilância sanitária monitora a referida planilha diariamente, se necessário, e acompanha o desempenho da instituição de acordo com os números descritos e dispõe de informações para subsidiar a visita de inspeção em cada ILPI programada. Dessa forma, a vigilância sanitária conduz a uma melhoria progressiva no desempenho global, entendendo assim a relevância dos indicadores no cuidado seguro aos idosos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000