Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT22 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Gestão, Formação e Planejamento/Trabalhadores da Saúde

31758 - RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERSETORIAL DE INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE ÓBITOS POR CAUSAS EXTERNAS RELACIONADAS AO TRABALHO EM ITABUNA-BAHIA
DENISE ALVES MIRANDA DE OLIVEIRA - SESAB


Este trabalho é um relato de experiência sobre uma ação intersetorial que surgiu a partir de uma atividade de dispersão da Oficina para validação das Orientações Técnicas para a Vigilância dos Óbitos por Causas Externas Relacionadas ao Trabalho proposta pela DIVAST-BAHIA. O objetivo desta pesquisa foi investigar dos óbitos por causas externas ocorridos em Itabuna no período de 01/03/18 a 30/04/18 quais foram relacionados ao trabalho. Método: As investigações foram realizadas no mês de maio de 2018 por equipes da Base Regional de Saúde Sul -Itabuna e Cerest de Itabuna. Foi pesquisado no Sistema de Informações sobre Mortalidade os óbitos ocorridos no período de 01 de março a 30 de abril de 2018, com causa básica (CID-10) entre V01 e Y98 com o intuito de investigar quais dos óbitos tiveram relação com o trabalho. A partir dessa listagem foi buscado em fontes como jornais locais e blogs de notícias policiais a investigação da história do óbito. Após a exclusão dos casos não relacionados ao trabalho foram selecionados dois casos suspeitos. Para investigação epidemiológica destes eventos foi realizada investigação domiciliar e entrevista com familiares para conhecer a circunstância do óbito; investigação em Unidade Básica de Saúde e no serviço de saúde hospitalar com verificação das anotações do prontuário e investigação no Instituto Médico Legal com acesso a laudo de necropsia. Resultados: Os resultados permitiram verificar que 100% dos óbitos suspeitos tinham relação com o trabalho, tratando-se de acidentes de trajeto sendo, após investigação, notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) como acidente grave com óbito relacionado ao trabalho e no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) com retificação do campo 49 sobre acidente de trabalho. Conclusão: a experiência vivenciada demonstra a necessidade de qualificação dos registros dos óbitos e que ações de investigação epidemiológica intersetoriais auxiliam o enfrentamento da complexidade dos processos de investigação, reduzem as subnotificações referentes aos acidentes de trabalho, trazem visibilidade da magnitude do problema, contribuem para a qualificação dos Sistemas de Informação e prevenção da ocorrência de novos casos, já que os óbitos de trabalhadores são passíveis de prevenção, a partir de ações conjuntas das equipes de vigilância em saúde, trabalhadores, gestores, sindicatos e comunidade.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000