27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT22 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Gestão, Formação e Planejamento/Trabalhadores da Saúde |
31763 - AVALIAÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE NO AMBIENTE DE TRABALHO: RELATO DE ATIVIDADE PRÁTICA CONJUNTA NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA-PR. SUZANA MARIA ROCHA - RESIDENTE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), ALINE TIBILLETTI SANTOS DO CARMO - GRADUANDA EM MEDICINA VETERINÁRIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), ARIELA CRISTIANE KAWAKAMI BORJA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRAQUARA, JAIRO FERNANDES DE QUEIROZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRAQUARA, VIVIEN MIDORI MORIKAWA - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), MARCIA OLIVEIRA LOPES - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)
A disciplina de saúde ambiental no currículo dos cursos de medicina veterinária e nutrição, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aborda entre outros conteúdos, a vigilância dos riscos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho relacionado ao perfil de atuação dos futuros profissionais. Para o aprendizado voltado a realidade, este conteúdo tem sido desenvolvido em parceria entre a UFPR e o Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Piraquara, desde 2016. Objetivou-se relatar os resultados da atividade prática na orientação de alunos para avaliação de riscos à saúde no ambiente de trabalho e nas atividades educativas voltadas aos trabalhadores. Os conteúdos são desenvolvidos em cinco aulas, nas quais inicialmente são apresentados e discutidos os conceitos básicos sobre o tema e preparo para atividade de campo. Na sequência, as visitas são orientadas pelo Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Os relatórios são debatidos em sala e posteriormente ocorre a devolutiva aos responsáveis pelos locais, com atividade educativa sobre os riscos encontrados. Os locais a serem analisados variam, desde restaurantes, açougues e padarias, supermercados, propriedades rurais, laboratórios, hospitais e clínicas veterinárias. Por meio de revisão bibliográfica relacionadas às atividades dos locais visitados e o aporte das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, os grupos realizam o levantamento de riscos nos ambientes. Os resultados dos conteúdos desenvolvidos na prática trouxeram como produtos: a visualização dos riscos observados por meio de entrevistas com os trabalhadores, mapeamento fotográfico, identificação de riscos, utilizando o desenho de plantas dos locais visitados e elaboração de medidas preventivas. Os trabalhos evidenciaram inconformidades, principalmente nas instalações, equipamentos de proteção coletiva, utilização de equipamentos de proteção individual, prevenção de riscos de acidentes e ergonômicos, assim como de documentação e capacitação. As devolutivas dos relatórios, com identificação de pontos relevantes, embasaram as atividades educativas com os trabalhadores, utilizando metodologias ativas. A parceria entre academia e serviço tem contribuído para a formação acadêmica, oportunizando o conhecimento e análise dos riscos presentes em ambientes de trabalho, e possibilita ao serviço municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador implementar ações educativas junto aos trabalhadores no município.
|