27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT22 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Gestão, Formação e Planejamento/Trabalhadores da Saúde |
31910 - IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA 5S NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE PINHAIS/PR MARIA THEREZA J. C. VICENTINE - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, VANESSA L. FONTOURA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, TATIANA L. DE MACEDO - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, GLAUCIA O. M. VICENTE - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, CLAUDIA VERA NEIDERT - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, CAMILA Z. H. AZUMA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, NIVINI H. C. P. NOGUEIRA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS, ANA CAROLINA D. P. ZONATO - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PINHAIS
A gerência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador (GEVSST) do Município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, iniciou em 2014 a implantação do Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) com a criação de uma Unidade da Qualidade composta por funcionários das seções de Alimentos, Produtos, Serviços e Saúde do Trabalhador. Os trabalhos iniciaram-se com a implantação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para todas ás áreas de atuação da GEVSST e ao longo dos anos constatou-se a necessidade de implantar outro quesito obrigatório para o SGQ, o Sistema 5S. O Sistema, de origem japonesa, tem o objetivo assegurar a qualidade dos processos de maneira mais produtiva, visando aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. É composto pelos cinco S: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Autodisciplina). Focado na melhoria contínua, o programa tem caráter participativo, envolvendo todos os funcionários da organização, é uma ferramenta para educar as pessoas de forma fácil e simples que traz resultados de forma rápida e duradoura. A implantação iniciou no ano de 2019 com treinamento para toda a equipe e a escolha de um Dia D para início da execução dos três S (Seiri, Seiton e Seiso). O trabalho começou com a separação dos itens úteis e inúteis com descarte ou doação de materiais e equipamentos obsoletos ou desnecessários. Após, foi realizada a organização mantendo ao alcance dos colaboradores apenas os itens de uso diário e estabelecendo um local para cada item. Foi estabelecido o máximo de cinco objetos pessoais por colaborador e criada a identidade visual da gerência com etiquetas de identificação padrão, tornando fácil a identificação/localização de cada item. Foi escolhido um fotógrafo que registrou o ambiente antes e após a implantação, e um supervisor do 5S que tinha a responsabilidade de estimular a implantação e monitorar a aplicação dos quesitos do sistema. Como problemas foram diagnosticados: desperdícios, sujeira, materiais e equipamentos obsoletos e em excesso, falta de um padrão de guarda e identificação de materiais e equipamentos. A implantação exigiu mudança de comportamento e atitudes dos colaboradores e trouxe mudanças na cultura organizacional. O ambiente ficou mais limpo e organizado, houve melhor aproveitamento do espaço, dos materiais, melhora significativa do ambiente de trabalho e maior agilidade na localização de documentos.
|