Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT22 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Gestão, Formação e Planejamento/Trabalhadores da Saúde

32310 - VIGILÂNCIA À SAÚDE DOS TRABALHADORES QUE ATUAM NO PROGRAMA DE CONTROLE DE ARBOVIROSES NOS MUNICÍPIOS PAULISTAS
ROSEMAIRY NORYE INAMINE - DVST/CVS/CCD-SES SP


O trabalho de profissionais que atuam nas atividades de vigilância e de controle de arboviroses no âmbito da saúde pública tem grande destaque no controle das endemias e epidemias. A atividade laboral destes profissionais envolve, entre outros, a manipulação de produtos químicos em seu processo de trabalho. A fim de conhecer a atividade desempenhada pelos agentes de controle de arboviroses no estado, especificamente quanto a questão da exposição a produtos químicos foi elaborado formulário, a fim de consultar os municípios sobre o acompanhamento da saúde dos trabalhadores que atuam no controle das arboviroses. O Formsus foi composto por sete questões e foi encaminhado aos 645 municípios do Estado. O preenchimento ocorreu no período de julho a outubro de 2018. O percentual de resposta dos municípios foi de 74%, cerca de 479 municípios. Destes 98% responderam que realizam atividades de controle de arboviroses. A maior parte dos municípios (56%) apresentam de 1 a 10 trabalhadores, e 20% informaram que tem entre 11 a 20 trabalhadores próprios ou terceirizados que atuam neste programa. Cerca de 88% dos municípios responderam que tem em seu quadro trabalhadores que tem contato direto com os produtos químicos (manipulam, estocam, preparam e aplicam). O acompanhamento de saúde ocupacional desses trabalhadores é realizado pelo serviço do próprio município, cerca de 66%, 19% não realizam acompanhamento, 14% serviço é terceirizado e 1% não respondeu. Quanto a periodicidade dos exames médicos, apenas 25% realizam no admissional, periódico e demissional. A atividade da colinesterase é monitorada em 63% dos municípios, correspondendo a 303 municípios. Dos laboratórios que realizam o exame, 38% é laboratório privado, 27% laboratório público estadual, 16% laboratório público municipal e 19% não informaram. A partir destes dados será definido diretrizes para Vigilância à Saúde do Trabalhador do Programa de Controle de Arboviroses com as várias áreas que permeiam sobre assunto dentro da Secretaria de Estado da Saúde.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000