Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT22 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Gestão, Formação e Planejamento/Trabalhadores da Saúde

32332 - CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO EM FARMACÊUTICOS NO ESTADO DO MARANHÃO, 2009 A 2018
LUCIANO MAMEDE DE FREITAS JUNIOR - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA, MARIA DOS AFLITOS SILVA - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA, ADRIANA Mª FEIJÃO DE CARVALHO - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA, SÉRGIO VÉRAS DUALIBE - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA, MÁRCIA JESSÉ BRITO NUNES PEREIRA - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA, MARIA SOCORRO CASTRO - CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR DO MARANHÃO/CEREST-SES/MA


As atividades de assistência farmacêutica são caracterizadas pela exposição a vários tipos de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou psicossociais, assim como a ocorrência de acidentes graves ou fatais. Os acidentes com material biológico são os que mais afetam e que oferecem maior risco aos farmacêuticos, principalmente no processo das análises clínicas, assim como na administração de medicamentos, visto que o trabalhador está exposto ao contato com sangue e outros fluidos orgânicos contaminados por uma variedade de patógenos desencadeadores de doenças ocupacionais. A notificação compulsória é exigida por lei e a mesma deve ser comunicada às autoridades de Saúde Pública, permitindo assim o monitoramento dessas ocorrências, devendo, as mesmas, serem realizadas por médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos e privados, com a suspeita ou a confirmação de doenças e/ou acidentes, conforme prevê a legislação. O objetivo deste trabalho é traçar o perfil dos acidentes com materiais biológicos nos farmacêuticos no Estado do Maranhão no período de 2009 a 2018. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa utilizando-se a base de dados do Sinan da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. No período 2009 a 2018 a prevalência de notificação com os farmacêuticos é de acidentes com material biológico sendo 80% dos casos, seguido de acidente grave com 16% e intoxicação exógena com 4%. A prevalência dessas notificações está relacionada a diversos fatores consubstanciados nos processos de trabalho relacionados tendo os materiais biológicos e a falta de uso dos equipamentos de proteção individual como aspectos preponderantes nesta caracterização. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Maranhão promove, através da implementação do Protocolo de Acidentes com Material Biológico, o desenvolvimento da qualidade da notificação da rede de saúde. As notificações com material biológico nos farmacêuticos no Maranhão ainda não correspondem à realidade, tendo muito a evoluir na prática da notificação e na adoção de medidas de prevenção. A evolução de casos com alto percentual de ignorado/em branco exige medidas de acompanhamento e suporte para conclusão efetiva ou a retificação da notificação, apontando necessidade de aprimoramento do processo de notificação.


.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000