Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

29472 - CARACTERIZAÇÃO DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS DO RECÔNCAVO DA BAHIA E IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS: AÇÃO DA VISA E VISAT
LUSICLEIDE GALINDO DA SILVA MORAES - FAMAM, JESUS MANUEL DELGADO-MENDEZ - UFRB, LUIZ GINO FARINA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE BAURU - SP, ALEXANDRE JOSÉ RIBEIRO JACOBINA DE BRITO - GESTOR AMBIENTAL. DIVAST/SESAB, JOSÉ CARLOS DE CERQUEIRA MORAES - UNEB


A compreensão da infraestrutura dos postos revendedores e os tipos de combustíveis comercializados permite caracterizar o ambiente laboral do frentista, bem como conhecer os riscos existentes no ambiente laboral. Objetivo: caracterizar o ambiente laboral dos frentistas de postos revendedores de combustíveis, identificando os riscos existentes. A pesquisa qualitativa e descritiva ocorreu através da aplicação de um roteiro de inspeção sanitária de ambientes e processos de trabalho em postos de combustíveis e da observação direta, em 10 dos 20 municípios do Recôncavo da Bahia, em 30 postos revendedores de combustíveis. Resultados: a quantidade e capacidade de tanques subterrâneos de combustíveis, número de bicos e abastecimentos semanais dos tanques é relativamente semelhante entre as classes A e B e entre C e D, mesmo esta última não comercializando todos os tipos de combustíveis que as demais. Poucos postos aderiram à medição eletrônica dos tanques de combustíveis e eles estão representados nas classes A e B, sendo que na classe B há maior representatividade. Em todas as classes foram encontrados postos que realizam a medição manual com régua. O plano de emergência foi encontrado nas classes A, B e D, estando ausente na classe C. Já nos postos da classe D, a sinalização de segurança mostrou-se ausente tanto nas ilhas de abastecimento quanto no restante da infraestrutura. Verificou-se que os municípios das classes A e B adotam, em média, pouco mais de 77,5 % dos equipamentos de proteção ambiental. Agrupando as informações dos municípios das classes C e D, foi visível que eles adotam, em média, pouco mais de 39,5 % desses equipamentos. Com relação à adoção de estratégias de proteção ambiental foi verificado que, enquanto municípios de classe A adotam em média pouco mais de 65,5% desses instrumentos, os municípios de classe B adotam pouco mais de 44,4%. Já os das classes C e D, juntos, adotam em média 25%. Assim, percebeu-se que a inspeção sanitária deve ser uma ação conjunta da vigilância sanitária e saúde do trabalhador, pois permite caracterizar o ambiente laboral dos postos revendedores de combustíveis e identificar dos possíveis riscos ocupacionais e àqueles que o ambiente laboral propõe também a população que trabalha ou reside no entorno desses estabelecimentos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000