Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

29590 - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA TERAPIA ANTINEOPLÁSICA EM ESTABELECIMENTOS VETERINÁRIOS DE CAMPINAS/SP
FELIPE ROBERTO VITA PEDROSA - PREFEITURA DE CAMPINAS, PAULA STAUDACHER LEAL BONI - PREFEITURA DE CAMPINAS, ANA LÚCIA MONTINI RIBEIRO - PREFEITURA DE CAMPINAS


Objeto e Contexto: O aumento dos casos de neoplasias em cães e gatos tem provocado uma maior ocorrência da Terapia Antineoplásica Veterinária (T.A.V.). A exposição ocupacional a antineoplásicos representa um elevado risco e pode ocorrer em diferentes fases da manipulação: preparo, administração e descarte, tanto diretamente – através da pele, membranas, mucosas e inalação –, quanto indiretamente – por meio de fluidos corporais e excretas de pacientes que receberam a medicação, principalmente, nas últimas 72 horas.
Os antineoplásicos utilizadas em ambos casos são os mesmos, ou seja, o risco implicado é igual.
Execução: Foi realizado um levantamento através do banco de dados SIVISA, autos de infração e relatórios de inspeção entregues aos estabelecimentos que realizavam T.A.V. em Campinas-SP de 2013 a 2019, sendo 3 na região Sudoeste, 5 na Noroeste, 14 na Leste, 11 na Sul e 12 na Norte (45 no total)
Foram avaliados aspectos relativos a: 1) Boas práticas (origem, transporte, recebimento, manipulação e armazenamento dos antineoplásicos) 2) Saúde do trabalhador 3) Estrutura Física (incluindo a Cabine de Segurança Biológica Classe II B2 e área restrita e isolada para preparo, quando aplicável) 4) Resíduos 5) Tutores dos pacientes 6) Regularização e Procedimentos Operacionais Padrão;
Resultados: Todos os estabelecimentos avaliados (100%) apresentaram não conformidades em pelo menos um dos aspectos avaliados. O desconhecimento dos profissionais sobre os riscos implicados, das legislações existentes e de trabalhos científicos sobre o tema era muito grande, tendo sido realizadas diversas ações educativas, incluindo reuniões presenciais, aulas expositivas em Universidade e um treinamento ampliado para profissionais. Desses estabelecimentos, atualmente apenas 3 continuam realizando T.A.V., tendo se adequado minimamente aos parâmetros preconizados.
Análise Crítica dos Resultados: Verificou-se que, neste período, a T.A.V. em estabelecimentos de Campinas era realizada sem os padrões de identidade, qualidade e segurança, além de estarem em desacordo com as legislações vigentes e demais documentos técnicos publicados. Mais atenção ao tema por parte das universidades e institutos de pós-graduação, intersetorialidade, equipes multidisciplinares (com destaque ao farmacêutico), fomento de trabalhos científicos na área e melhor articulação entre os órgãos públicos envolvidos na fiscalização se fazem necessárias para contribuir com melhor controle do risco dessa atividade.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000