Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

31723 - RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS DA HEPATITE EM SALÃO DE BELEZA; ALTERNATIVAS PARA ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS
EDINEIA ROSA FERREIRA SANTANNA - CEREST/VR, LUCIANA ESCOBAR MAIA - CEREST/VR, MARCELO CAVALIERE - CEREST/VR, JOSÉ GUILHERME G. BUSTAMANTE - CEREST/VR, EDUARDO PUREZA - CEREST/VR


Introdução
A legislação sanitária exige que todos os salões de beleza tenham autoclave para esterilização dos materiais utilizados pelas manicures. Com o aumento do desemprego vimos surgir dezenas de salões de fundo de quintal, sem as mínimas condições de segurança para os trabalhadores e clientes e o preço da autoclave inviabiliza a aquisição deste equipamento. Quando eles esterilizam os equipamentos o máximo que usam é o forno elétrico sem respeitar as normas vigentes. A Saúde do Trabalhador tem buscado formas alternativas para mudar este cenário e evitar os riscos de contaminação.
Justificativa
Segundo a OMS tem havido um aumento do número de profissionais de salão de beleza contaminados com VHB e VHC devido a exposição à material contaminado durante o trabalho (contato com sangue , instrumentos e esmaltes contaminados)
Metodologia
Durante o ano de 2018 foram visitados 493 salões de beleza do município de Volta Redonda sendo que deste total menos de 20% possuem autoclave, o CEREST/VR realizou uma capacitação com 500 profissionais alertando sobre riscos a saúde deste ramo de atividade, oferecendo vacinação como uma forma de prevenção. Em meio a estas ações a Saúde do Trabalhador pesquisou e não encontrou na literatura formas alternativas para esterilização destes materiais de forma seguras e a baixo custo.
De uma forma analítica se contarmos o número de procedimentos feitos por cada profissional por dia, multiplicando o número de profissionais em exercício, por dia, semana, mês e ano dará um número estratosférico de possibilidade de riscos contaminação.
Verificamos que todos os métodos pesquisados, forno de Pauster, panela de pressão, produtos químicos entre outros não garantes 100% de esterilização destes materiais.
Conclusão
A Saúde do Trabalhador visa à proteção da saúde dos profissionais e para isto temos que buscar formas alternativas para melhorar esta situação. Precisamos reforçar as orientações sobre contaminação, intensificar a questão vacinal, conscientização de risco e principalmente como esterilizar os instrumentos com baixo custo visando a segurança dos trabalhadores e população em geral. É necessário realização de campanhas educacionais e buscar formas para que as indústrias possam baixar o preço do autoclave como a diminuição de impostos ou abertura de linhas de credito para que a compra possa se tornar acessível aos profissionais e principalmente viabilizar novos estudos de outras formas de esterilização destes instrumentos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000