Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

31912 - IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO MANIPULADOR DE ALIMENTOS NA SEGURANÇA ALIMENTAR
JACQUELINE DA SILVA GUIMARÃES TENÓRIO CLAUDINO - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE, ALINE SIMONE FERREIRA MADUREIRA - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE, CARLA LÚCIA DANTAS FARIAS - VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE, VÂNIA CRISTINA DE LIMA FREITAS - SUPERINTENDENTE DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE, ADEÍLZA GOMES FERRAZ - GERENTE DO DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PE


Os alimentos podem ser excelentes veículos de agentes etiológicos causadores de doenças alimentares quando produzidos, manipulados, armazenados e comercializados de forma inadequada. Os profissionais ligados à produção e distribuição desses alimentos, principalmente quem os manipula diretamente, são considerados a principal via de contaminação. Os trabalhadores quando não possuem cuidados higiênicos sanitários básicos e não cumprem as normas de saúde previstas em legislação específica, podem ser responsabilizados pelos transtornos alimentares decorrentes das ações inadequadas na produção alimentar. Nesse contexto objetivou-se traçar o perfil de saúde dos manipuladores de alimentos em 32 serviços de alimentação de um shopping localizado no Município de Jaboatão dos Guararapes, PE. Utilizou-se para esse estudo a aplicação de um questionário elaborado e baseado nas legislações específicas, da análise dos atestados de saúde ocupacional (ASO) e exames complementares, quando presentes, no período de 07/05 a 07/06/2019. Na apreciação dos dados constatou-se que 86,7% (24) dos estabelecimentos possuem o ASO atualizado para todos os funcionários, o que demonstra que a maioria dos estabelecimentos estão em conformidade com a Norma Regulamentadora 7 (NR7), e desses, apenas 18,7% (6) solicitaram exames complementares, dos quais 50% (3) apresentaram funcionários com alguma infestação por helmintos e protozoários no parasitológico de fezes e presença de bactéria nos exames de cultura de orofaríngeo do grupo analisado. A presença de protozoários, helmintos e de bactérias indicam condições inadequadas de higiene pessoal e precárias condições de saneamento a que esses profissionais estão sujeitos. Ante o exposto, conclui-se que a maioria dos manipuladores de alimentos apresentou o ASO, porém, evidencia-se a necessidade da realização de exames médicos complementares para dirimir as doenças transmitidas por esses profissionais, tornando assim a saúde dos manipuladores de alimentos um dos pilares da segurança alimentar. É possível que o presente levantamento ofereça subsídio a elaboração de normatização técnica que implemente medidas de avaliação da saúde dos manipuladores de alimentos, através da solicitação de exames complementares para essa atividade.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000