Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

32251 - IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA
VIVIANI BONTORIN - UFPR, CLEBER DE OLIVEIRA LIMA - UFPR, SUZANA MARIA ROCHA - UFPR, VIVIEN MIDORI MORIKAWA - UFPR, MARCIA OLIVEIRA LOPES - UFPR


A geração de resíduos sólidos urbanos tem aumentado significativamente a cada ano, impactando sobre o meio ambiente. Visando reduzir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários e a contaminação ambiental, uma das soluções é a reciclagem. Assim, os catadores de material reciclável desempenham papel relevante na sociedade, realizando a triagem e separação dos materiais recicláveis, que mesmo em associações trabalham em condições insalubres. Estes estão expostos a várias doenças e agravos relacionados a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Neste estudo objetivou-se avaliar o ambiente de trabalho em uma associação de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Curitiba, e identificar os riscos ocupacionais à que estão expostos esses trabalhadores. Foi realizado em 2016 estudo exploratório descritivo, acompanhando a rotina de trabalho em diversas visitas. A identificação dos riscos ocupacionais foi realizada conforme divisão do trabalho dentro da associação em descarregamento do caminhão, esteira, prensa, desmontagem de eletrônicos e local. Para a avaliação do ambiente de trabalho foi utilizado um instrumento de observação confeccionado a partir das normas regulamentadoras do MTE - NRs 6, 9 e 17, relacionadas a Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Ergonomia. Na avaliação geral do local de trabalho identificou-se riscos biológicos (leptospirose e salmonelose pelo contato com excrementos de ratos, com fraldas, lenços e fezes de animais), químicos (presença de medicamentos e outros resíduos químicos nos materiais recebidos), físicos (exposição as variações de temperatura ambiental), ergonômicos (rotina exaustiva na separação de resíduos na esteira e levantamento de fardos) e de acidentes (baixa utilização de luvas). A análise de riscos por função demostrou risco ergonômico e de acidentes em todas as funções. Foram observados riscos biológicos, químicos e de acidentes no descarregamento, esteira e prensas, sendo o risco químico constante na desmontagem de eletrônicos. Os riscos ergonômicos e biológicos foram relevantes, devido ao maior período de exposição dos trabalhadores aos mesmos. O trabalho com resíduos sólidos expõe os trabalhadores a contaminações e acidentes, e se faz um alerta para a necessidade de mais estudos e maior atenção para esse setor visando melhorias nas condições de trabalho nas associações de separação de resíduos sólidos.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000