Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT23 - VISA e Saúde de Trabalhadores - Segmentos Diversos

32309 - ATENDIMENTO DE SAÚDE INTEGRAL PARA TRABALHADORES EM UMA EMPRESA PETROLÍFERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
NÁGILA SOARES XAVIER OENNING - PETROBRAS, RAFAEL AMARAL ALBUQUERQUE - PETROBRAS, LILIAN MONTEIRO FERRARI VITERBO - PETROBRAS, AMANDA ABRACADO DE ALMEIDA - PETROBRAS, DEBORA BATISTA ARAUJO DE PINA CABRAL - PETROBRAS, SHANNA SILVA MONTEIRO E SOUSA GUIMARAES - PETROBRAS, VIVIANNE CRISTINNE LIMA MELO BRAGA - PETROBRAS, DANIEL TAVEIRA CAMPOS - PETROBRAS, FLAVIA FONSECA TEIXEIRA - PETROBRAS, HALINNI DIAS MATOS - PETROBRAS, GABRIELA PRADO PEREIRA - PETROBRAS, ALESSANDRA CURRAIS LOPEZ - PETROBRAS, BEATRIZ SILVEIRA DE AQUINO - PETROBRAS, VERA LUCIA CAPELLA GASPAR NEPOMUCENO - PETROBRAS, HELENA CARPILOVSKY SE VASCONCELLOS - PETROBRAS, PAULO ROBERTO MENDEZ PENELLO - PETROBRAS, ELZA CRISTINA DE MORAES - PETROBRAS


A integralidade nas intervenções de saúde é um dos fundamentos para garantir uma assistência humanizada à saúde do trabalhador. Com o objetivo de potencializar a saúde dos indivíduos foi desenvolvido um modelo de atendimento de saúde integral (ASI), interdisciplinar e integrado, substitutivo ao protocolo tradicional dos exames ocupacionais anuais, inicialmente implantado na Bahia. O objetivo deste relato é descrever a implementação do ASI com foco na satisfação do usuário, em uma população de trabalhadores administrativos que atuam no Rio de Janeiro/RJ. A intervenção ocorreu entre os meses de março-maio/19. Foram atendidos 262 empregados com tempo médio individual de 3h30m. A equipe de execução foi de 20 profissionais. A etapa prévia ao ASI consiste em uma roda dialogada com pequenos grupos de trabalhadores e suas lideranças, com o objetivo de explicitar o modelo e esclarecer a importância do cuidado. Em seguida ocorre a convocação e a realização de exames complementares. O atendimento interdisciplinar consta de acolhimento e de atendimentos individuais: médico do trabalho, dentista e técnico de higiene bucal, educador físico, nutricionista e enfermeiro do trabalho. Todos os atendimentos individuais são intermediados por um sistema, onde as variáveis do empregado são compartilhadas entre a equipe. Ao final do ciclo clínico é realizada a finalização. Neste momento é atribuído um score de nível de autocuidado ao usuário, e através de atendimento dialogado, é construído o plano de cuidados oriundo do conjunto de atendimentos. Em reunião diária, cada caso é repassado a fim de garantir a longitudinalidade da assistência. Resultados: 99% dos usuários acredita que é possível colocar o plano de cuidados em prática e 94% considerou sua saúde muito boa ou boa. Quanto à satisfação com o ASI: 96% relatou que é melhor que o modelo tradicional e 93% recomendaria a um colega. A satisfação máxima (10/10) para os atendimentos individuais teve média de 90% para todas as categorias profissionais. Ao final de 12 meses serão avaliados os indicadores definidos no marco zero da intervenção: autoavaliação do nível de saúde, nível de atividade física, necessidade de tratamento odontológico, risco coronariano, consumo de frutas, verduras e legumes e adesão aos programas de promoção à saúde. Nesta primeira fase, sob o ponto de vista do usuário, o ASI foi considerada uma prática com alto nível de satisfação. Espera-se resultados positivos na saúde global da população inserida no projeto.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000