27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas |
29184 - AVALIAÇÃO DE INDICADORES DA QUALIDADE EM LABORATÓRIOS CLÍNICOS NA FRONTEIRA BRASILEIRA. GUSTAVO STRIEDER SCHERER - SESA PR, FRANCIELE CARLINE SPOHR - PM MEDIANEIRA, IRACEMA CANDIDA PEREIRA - SESA PR, FRANCISCA DAS CHAGAS BATISTA - SESA PR
Introdução: O uso dos indicadores da qualidade é imprescindível na gestão dos laboratórios clínicos. Importante ferramenta para otimizar a qualificação e a quantificação das falhas nos diferentes processos laboratoriais. Nesse sentido, os laboratórios devem atender a requisitos mínimos nos indicadores relacionados ao controle de qualidade, qualificação da equipe e o atendimento as normas de biossegurança.
Objetivo: O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os aspectos legais do atendimento dos indicadores da gestão da qualidade nos laboratórios.
Método: Os dados laboratoriais foram obtidos do Sistema Estadual de Laboratórios do Paraná para os seguintes dados: gestão da qualidade; controle interno e externo da qualidade; qualificação da equipe técnica e atendimento as normas de biossegurança. O período de avaliação compreendeu Janeiro de 2017 a Dezembro de 2018. Um total de 45 laboratórios estão cadastrados, dos quais: um laboratório estadual, 4 públicos municipais e 40 laboratórios privados.
Resultado: A rede de laboratórios da região de fronteira, sob responsabilidade da 9ª Regional de Saúde, é composta por 45 laboratórios, desse total, foram realizadas 28 (62%) procedimentos de supervisões técnicas. A avaliação dos indicadores da qualidade demonstraram que 92% dos laboratórios atenderam aos requisitos mínimos de biossegurança. Também, os dados obtidos para o indicador controle externo e interno da qualidade, atestam que 86% dos laboratórios atendem a tal requisito. A qualificação da equipe técnica é avaliada através de treinamentos específicos na área de atuação, em normas da qualidade, em biossegurança e em descartes de resíduos, sendo que, 89% dos laboratórios avaliados apresentaram registros atuais.
Conclusão: Os indicadores de qualidade avaliados no presente estudo são uma alternativa multiferramenta capaz de garantir e melhorar a qualidade laboratorial, servindo como importantes instrumentos de avaliação continuada para itens essenciais para o funcionamento laboratorial.
|