Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas

29513 - VERIFICAÇÃO DE METODOLOGIA PARA A PESQUISA DE AMIDO EM COMPRESSA CAMPO OPERATÓRIO
ALINE MAGALHÃES DE MATOS DA SILVEIRA - FUNED, RAFAEL CHRISTIAN DE MATOS - FUNED, ELISÂNGELA ALVES SILVA - FUNED, ADRIANE ZACARIAS NUNES - FUNED, RITA DE CÁSSIA GOULART SOARES VIOTTI - FUNED, CLÁUDIA APARECIDA DE OLIVEIRA E SILVA - FUNED, EDILÂNIA CASTRO DIAS - FUNED, ELIANE DE CARVALHO - FUNED, ALAN DOUGLAS GONÇALVES - FUNED, LÚCIA ANÉSIA RODRIGUES CAETANO DA ROCHA - FUNED


O aumento da diversidade dos têxteis utilizados na área médica justificam a necessidade do estudo e da implantação de metodologias e instrumentos que possibilitem uma maior eficácia no controle da qualidade destes produtos. Neste sentido, é necessário avaliar a presença de contaminação e/ou impurezas, como o amido em compressa campo operatório. Essa verificação é necessária uma vez que, durante o processo de produção da compressa, há a etapa de Engomadeira, onde aplica-se nos fios de urdume, uma película de goma com o objetivo de aumentar a resistência do mesmo. Porém, esta goma deve ser totalmente retirada em uma etapa subsequente. Neste trabalho teve-se como objetivo avaliar a adequação ao uso da metodologia analítica “Determinação da Presença de Amido em Artigos Têxteis Hospitalares” descrita na norma ABNT NBR 13350 na matriz Compressa Campo Operatório. Para a verificação da metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa, a partir da avaliação dos parâmetros de desempenho: seletividade, limite de detecção (LD) e região de perda de confiabilidade e robustez. Os experimentos de seletividade e limite de detecção foram realizados de forma aleatória, por três analistas, em 30 replicatas independentes por nível de concentração (0,0; 0,010; 0,015; 0,020; 0,030; 0,050; 0,100 e 0,200 mg/L). A robustez foi avaliada variando-se as marcas e lotes do analito (amido), reagentes (lugol) e matriz (gaze), em dez replicatas independentes. Para preparo das replicatas, as compressas foram cortadas em quadrantes de aproximadamente 8 x 8 cm, adicionadas da solução do analito e secas em estufa a 103 ± 2 °C por 25 ± 5 minutos. A presença de amido foi avaliada conforme descrito na ABNT NBR 13350, utilizando solução de lugol. As taxas de resultados positivos e negativos, de confiabilidade e seletividade foram estimadas. Foram obtidos resultados negativos para todas as replicatas das amostras sem adição de amido, comprovando a seletividade do método. As taxas de resultados positivos variaram entre 30 e 100%, sendo considerado como LD do método o primeiro nível de concentração em que se obteve taxas de confiabilidade igual a 100% (0,050 mg/L). O uso de diferentes marcas de amido, soluções de lugol e marcas de gaze não impactaram nas taxas de resultados positivos, comprovando assim a robustez do método. O método de pesquisa de amido pela reação do lugol descrito na ABNT NBR 13350 foi considerado adequado ao uso na matriz compressa de campo operatório.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000