Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas

29596 - AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS DE MICROBIOLOGIA DO ESTADO DA BAHIA EM 2018
FÁTIMA MARIA NERY FERNANDES - SESAB/DIVISA


Introdução: A Resistência aos Antimicrobianos constitui um sério problema de saúde no mundo, tendo como consequências: o prolongamento da doença, aumento da mortalidade, da permanência hospitalar, das perdas econômicas, do aumento dos custos do tratamento, dentre outras. Nesse sentido, o Laboratório de Microbiologia tem um papel fundamental, que além de apontar o micro-organismo responsável pela infecção, deve determinar o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, possibilitando a indicação de tratamentos mais adequados. Objetivo: Avaliar a qualidade das ações dos laboratórios de microbiologia de hospitais do Estado da Bahia em 2018. Método: Estudo descritivo, exploratório, com 10 hospitais, utilizando o marco teórico de Donabedian, com dados coletados pelo Núcleo Estadual de Controle de IH da Bahia (NECIH), através de um instrumento, que avalia a estrutura, processo e resultado das ações focadas na qualidade e na prevenção da infecção hospitalar, contidos na Portaria Estadual da Bahia nº1083/2001, através de níveis de desempenho da qualidade das ações. Resultados: Verificou-se que 07 dos hospitais avaliados apresentaram bom desempenho (70 a 94%) no Nível I, que avalia as ações indispensáveis para a qualidade e prevenção das infecções e apenas 01 alcançou excelente desempenho (≥95%). Quanto a avaliação das condições de estrutura operacional 07 dos laboratórios avaliados apresentaram desempenho bom, variando 71% a 85,7 e apenas 02 apresentaram desempenho excelente (100%). Constatou-se que todos os laboratórios fornecem laudos dos exames microbiológicos à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH); 06 laboratórios fornecem relatório do coeficiente de sensibilidade; 07 fazem controle de qualidade dos equipamentos; 08 fazem controle de qualidade dos meios de cultura, reagentes, suplementos e kits comerciais; 07 fazem controle de qualidade interno e externo dos testes de sensibilidade e resistência microbiana; 08 investigam rotineiramente novos agentes infecciosos emergentes e multirresistentes. Conclusão: Diante do exposto e considerando os resultados apresentados, vale destacar a importância da implementação de estratégias para fomentar a melhoria da qualidade dos laboratórios de microbiologia avaliados, visto ser imprescindível uma adequação para garantir um controle efetivo nos processos de forma que os resultados dos exames sejam confiáveis.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000