Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas

29604 - DETERMINAÇÃO CONCOMITANTE DE CITRATO E FOSFATO EM SOLUÇÕES ANTICOAGULANTES DE BOLSAS DE SANGUE POR CROMATOGRAFIA DE ÍONS
LILIAN DE FIGUEIREDO VENÂNCIO - FIOCRUZ/ INCQS, ANNA MARIA BARRETO SILVA FUST - FIOCRUZ/ INCQS, RENATA DE FREITAS DALAVIA VALE - FIOCRUZ/ INCQS, GLEYCE CAROLINA SANTOS CRUZ - FIOCRUZ/ INCQS, MICHELE FEITOZA SILVA - FIOCRUZ/ INCQS


As bolsas de sangue são produtos destinados a armazenar e transferir o sangue de forma eficiente e segura. Para preservar e manter a viabilidade do sangue e suas frações são utilizadas soluções anticoagulantes e/ou preservadoras. A referência nacional para análises deste produto é o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz. Os parâmetros de controle da qualidade da bolsa de sangue estão inseridos na RDC 35/ 2014, onde estão descritas as metodologias que foram otimizadas e validadas. O método utilizado para determinação de citrato total é a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com detecção de ultravioleta e o método utilizado para determinação do teor de fosfato é a espectrofotometria na região de 660 nm. O método proposto também utiliza CLAE com detecção iônica e permite a determinação simultânea de citrato e fosfato reduzindo o tempo de análise. Neste estudo, o objetivo foi otimizar e avaliar a implementação deste método para a determinação de citrato total e fosfato diácido de sódio monohidratado considerando os parâmetros de qualidade, tempo e recursos financeiros. Foram avaliadas as condições analíticas dos métodos de análise individual e concomitante destas substâncias e os aspectos do sucesso da implementação da técnica alternativa. Apesar da diferença no sistema de detecção, a comparação indicou semelhança no princípio de separação analítica dos analitos. Os procedimentos analíticos para determinação de citrato total e fosfato diácido de sódio monohidratado por cromatografia de íons avaliados neste trabalho, apresentaram desempenho dentro das especificações preconizadas para a validação de métodos analíticos. Desta forma, as figuras de mérito, seletividade e especificidade, linearidade, limite de detecção e limite de quantificação, precisão (repetibilidade e precisão intermediária), exatidão e robustez indicaram que o método é reprodutível e garante a qualidade dos resultados. Principalmente por permitir determinar simultaneamente citrato e fosfato e por apresentar custo operacional inferior. O estudo realizado sugere novos avanços no controle da qualidade deste produto e reitera a participação do INCQS em aspectos regulatórios de âmbito sanitário, utilizando metodologia analítica confiável e reprodutível sob as regras de validação analítica da legislação vigente.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000