Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas

31801 - DECAIMENTO DA TEMPERATURA DA AMOSTRA E DA CAIXA ISOTÉRMICA NO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA HEMODIÁLISE EM MINAS GERAIS
CECÍLIA MARTINS COELHO RANGEL - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, JUNARA VIANA DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, REBECA SARAIVA SANTOS RODRIGUES - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, ROSANA GOMES DE RESENDE - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS


O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) atua na orientação/capacitação, fornecimento de materiais (bolsa/tubo/frasco de coleta, caixa isotérmica, termômetro, gelo reciclado) e análise laboratorial de amostras de água para hemodiálise e para fabricação de Concentrado Polieletrolítico do Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade da Água para Hemodiálise, implementado junto à Vigilância Sanitária (VISA) desde 2002. Pesquisadores reforçam a importância desse tipo de programa para minimizar riscos associados ao tratamento. Entretanto, não existem estudos sobre refrigeração/conservação/transporte da amostra ao laboratório. Este estudo teve como objetivo verificar o decaimento da temperatura da água e da caixa em 24hs (prazo para análise). Foram realizados quatro dias de estudo. Nos três primeiros dias, o sensor do termômetro foi usado para verificar a temperatura da água e da caixa. No dia 1, a amostra foi posicionada na caixa com gelo nas laterais e fundo. No dia 2, a amostra foi armazenada em geladeira doméstica monitorada na faixa 0-6°C. No dia 3, a água foi colocada na caixa com gelo nas laterais. No dia 4, foi colocada uma amostra na caixa com gelo nas laterais e outra na geladeira – a temperatura da água foi aferida por termômetro de imersão, pois as medições por sensor não foram confiáveis. A temperatura da caixa não variou em função do posicionamento do gelo e a temperatura da água não variou em função ou tipo de refrigeração (caixa/geladeira). A temperatura da caixa demonstrou ser um bom indicador da temperatura da água. Foram necessárias 3hs para a água resfriar de cerca de 21 a 10°C e, após esse prazo, permaneceu abaixo da temperatura da caixa. O maior decaimento da temperatura ocorreu nas primeiras 4hs, ficando inferior a 9°C (caixa) e 8°C (água). No período de 8 a 24hs, a temperatura da água atingiu equilíbrio térmico próximo a 6°C. A partir desses resultados, foi recomendada coleta da amostra 4hs antes da análise, com refrigeração imediata em caixa isotérmica (fornecida pelo Lacen ou similar), com 8 gelos reciclados nas laterais e fundo (opcional) da caixa. Este estudo foi pontual e diversos fatores podem interferir na temperatura (volume da amostra, tamanho dos gelos, temperatura de coleta/ambiente, condições de armazenamento/transporte). Outros estudos devem ser realizados para aumentar a confiabilidade dos resultados. 

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000