Discussão Temática

27/11/2019 - 08:30 - 10:00
DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas

31802 - APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA HEMODIÁLISE EM MINAS GERAIS NO PERÍODO 2017/2018
CECÍLIA MARTINS COELHO RANGEL - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, JUNARA VIANA DE OLIVEIRA - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS, LUCIENE APARECIDA PENA CARVALHO - SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, RENATA VIEIRA TORQUATO - SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MÔNICA PATRÍCIA VIEIRA FONSECA - SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MILTON CABRAL DE VASCONCELOS NETO - FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS


Em Minas Gerais, a Vigilância Sanitária (VISA) estadual, regional e municipal e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) realizam, desde 2002, o Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade da Água para Hemodiálise, com o intuito de avaliar a qualidade físico-química e microbiológica da água utilizada em tratamentos dialíticos, em atendimento à legislação vigente. O Lacen atua na orientação/capacitação, fornecimento de materiais e análise laboratorial. A VISA estadual realiza ações de coordenação/gestão das atividades de vigilância e a VISA regional/municipal a coleta/envio de amostras ao Lacen, com periodicidade mínima de uma análise por serviço ao ano. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia, eficiência e efetividade das estratégias utilizadas em 2017/2018 para aprimoramento do programa. Em termos de eficácia, a demanda de análise dos serviços foi atendida integralmente nos dois anos. O número de parâmetros analisados aumentou 25% em CPHD. No aspecto eficiência, houve redução do número de dias de recebimento de amostras (58%), do número de remarcações (85%) e de recoletas (64%). A efetividade do programa, avaliada pela porcentagem de serviços com resultado satisfatório em todos os ensaios, aumentou 14%. Para obter esses resultados, foram realizadas ações estratégicas pelos dois órgãos. As ações realizadas pelo Lacen foram: avaliar decaimento da temperatura em caixa isotérmica, rever faixa de temperatura de recebimento/análise, anexar comunicado de responsabilidade/instruções de coleta na caixa isotérmica, revisar instruções do kit de coleta, atualizar cadastro de pontos de coleta/amostras/kits por serviço, ampliar período semanal para recebimento de amostras e ampliar número de ensaios. A VISA adotou as seguintes ações: realizar acompanhamento de todo o programa, atualizar cadastro dos serviços, elaborar procedimento operacional padrão e vídeo sobre coleta e transporte de amostras e treinar fiscais via plataforma digital. A estratégia conjunta foi: alinhar conhecimento, revisar modelo para termo de coleta de amostras, realizar seminário de avaliação e videoconferência. A ação conjunta VISA/Lacen mostrou-se eficaz, eficiente e efetiva no período, com base nos critérios propostos. Verificou-se a importância da sistematização/institucionalização de indicadores, métodos e processos avaliativos para subsidiar o planejamento e a tomada de decisões referentes ao programa. 

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000