27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT24 - VISA e Laboratórios - Controle Sanitário/Metodologias Analíticas |
32245 - ENCONTRO COM ANVISA E COORDENADORES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA QUE INTEGRAM O LITORAL DO EXTREMO SUL DA BAHIA. MARILENE DE SOUZA SANTOS - SESAB, MARIA ARLINDA SANTOS BRANDÃO - SESAB
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma importante causa de mobimortalidade em todo o mundo. Em muitos países, durante as últimas duas décadas, têm emergido como um crescente problema econômico e de saúde pública, além dos numerosos surtos de DTA que atraem atenção da mídia e aumentam o interesse dos consumidores. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera as DTA uma grande preocupação de saúde pública global e estima que, a cada ano, causem o adoecimento de uma a cada 10 pessoas. Devido aos surtos serem geralmente causados por bactérias, é indicado realizar cultura das fezes e dos alimentos suspeitos. Nessa perspectiva, o Núcleo Regional de Saúde (NRS) do Extremo Sul da Bahia, realizou dia 26/02/2019, em Porto Seguro, Encontro com ANVISA e coordenadores da vigilância sanitária que integram o litoral e municípios que cortam a BR 101 do Extremo Sul, com a finalidade de ampliar, ainda mais, o fortalecimento das estratégias da vigilância sanitária municipal, levando em conta a proximidade dos festejos do carnaval, com o aumento do fluxo turístico nessa época. Cidades presentes, Porto Seguro, Caravelas, Prado, Mucuri, Belmonte, Sta Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas.
A abertura destacou pela abordagem organizacional da ANVISA e estratégia adotada em portos, aeroportos e fronteiras no litoral do extremo sul e municípios da BR 101, constituindo um instrumento eficaz para o fortalecimento da capacidade regulatória e favorecendo a troca de experiências e melhor aproveitamento por diferentes autoridades sanitárias. Propondo medidas de intervenção, prevenção e controle, foi solicitado a vigilância sanitária municipal reforçar a inspeção sanitária dos estabelecimentos e realizar cadastro, promover capacitação e educação em saúde dos manipuladores dos alimentos de rua e na atividade de campo aplicar roteiro de inspeção (checklist) para liberação do selo “INSPECIONADO” (meta > 80%). Visando a qualidade dos alimentos manipulados, firmado parceria com Laboratório de Saúde Pública (LACEN) e estabelecido a monitoração com coleta de alimentos de rua, tais como cachorro quente, salgados, acarajé, espetinhos, água de coco, dentre outros. A estruturação do fluxo de trabalho com o monitoramento das amostras coletadas, integrado com a vigilância sanitária, vigilância ambiental e LACEN, resultando em avanços significativos para a região do extremo sul, aprimorando processos de gestão no desenvolvimento de ações qualificadas da vigilância.
|