27/11/2019 - 08:30 - 10:00 DT25 - VISA e Meio Ambiente - Tabaco e Controle do Ar Interior |
29396 - CONTROLE E PREVENÇÃO QUANTO AO USO DE DERIVADOS DOS TABACOS JOSÉ CLARO FIUZA FILHO - VISA MUNICIPAL DE PLÁCIDO DE CASTRO - ACRE, EUFRÁSIO PINHEIRO DE OLIVEIRA - VISA MUNICIPAL DE PLÁCIDO DE CASTRO - ACRE, ELIAS SOUZA DE OLIVEIRA - VISA MUNICIPAL DE PLÁCIDO DE CASTRO - ACRE
Introdução
A quantidade de bares, casas noturnas, restaurantes e lanchonetes tem um relevante papel sócio econômico no município de Plácido de Castro em função da efetiva geração de emprego e renda. No entanto, o uso inadequado e exagerado dos produtos fumigeros nestes locais tem feito com que se tenha aumentado o número de denuncias por parte dos fumantes passivos e despertou a nós a necessidade de encontrarmos mecanismos que controle ou minimize tais práticas.
Justificativa
Em virtude do aumento constante de pessoas procurando o setor de Vigilância Sanitária em busca de solução para resolução de tal problema, se fez necessário esta diretoria criar mecanismos a fim de eliminar, prevenir e controlar o uso inadequado do fumo e derivados do tabaco nos locais vulneráveis, e prevenir riscos a saúde do fumante e não fumante.
Objetivo
Deixar os proprietários de estabelecimentos (bares, casas noturnas e outros) cientes dos males causados pelo uso dos produtos fumigeros e da legislação a ser observada e cumprida pelos mesmos quanto ao uso destes produtos em ambiente coletivo.
Metodologia
A VISA municipal realizou visitas, palestras e oficinas envolvendo todos os proprietários dos estabelecimentos sujeitos ao uso do fumo e aos cuidados que os mesmo devem ter quanto ao abuso dos fumantes ativos a fim de prevenir e preservar o direito do não fumante, prevenindo assim os riscos à saúde dos mesmos.
Foi afixado em cada estabelecimento adesivo (cartazes) constante da legislação que proíbe o uso inadequado do fumo.
Conclusão
Através das palestras foi observada a falta de informações por parte dos proprietários dos estabelecimentos, quanto à aplicabilidade da legislação antifumo e os males a serem causados por falta da não observância ou aplicação da legislação quanto à proibição do uso inadequado dos produtos fumigeros nestes locais. Com o passar do tempo observou-se a diminuição de denuncias neste sentido e a redução do uso excessivo do fumo nos estabelecimentos mencionados.
Considerações Finais
A Vigilância Sanitária desenvolve seus trabalhos buscando a prevenção da saúde individual e coletiva da população nos oferecimentos dos produtos e serviços do setor regulado.
|