Comunicações Coordenadas

26/11/2019 - 16:30 - 18:00
CC2 - Vigilância Sanitária de Alimentos

29357 - SURTOS DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS CAUSADAS POR CLOSTRIDIUM SPP NO RIO GRANDE DO SUL NOS ÚLTIMOS 18 ANOS
BRUNA GIACOMELLI - SES/RS


As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Essas doenças são responsáveis por sérios problemas de saúde pública e expressivas perdas econômicas. A maioria das DTA causadas por bactérias possuem como agentes etiológicos a Salmonella, a Escherichia coli e o Staphylococcus. O Clostridium spp também é uma importante fonte de causa, representado mais comumente pelo C. botulinum e C. Perfringens. O C. botulinum é o agente etiológico causador do botulismo, um tipo severo de intoxicação alimentar. O C. perfringens pode produzir mais de 13 toxinas diferentes, sendo algumas delas classificadas como letais. Este estudo objetivou identificar o perfil epidemiológico dos surtos de DTA causados por Clostridium spp no Rio Grande do Sul no período de 2000 a 2017. Para isso, foi realizada pesquisa por meio de abordagem quantitativa de caráter descritivo. A base principal de dados foi o Ministério da Saúde. Estes dados foram comparados com resultados de estudos científicos publicados em periódicos, monografias, teses, entre outros. Entre os anos de 2000 a 2017 foram notificados 2144 surtos de DTA no RS. Destes, 3,59% foram causados por Clostridium spp, ocupando a terceira posição dentre os agentes etiológicos identificados. Analisando por espécie, o C. perfringens aparece com maior frequência (67,53%) do que o C. botulinum (10,39%). Dos surtos de DTA no RS causados por Clostridium spp, 36,36% tiveram como fonte alimentos mistos, e na segunda posição carne bovina e derivados, representando 24,68%. Os alimentos mistos envolvem matérias-primas de diversas origens e também possuem alta manipulação na fabricação do alimento, o que pode elevar as chances de multiplicação microbiana. O intestino de animais é um habitat natural de bactérias do gênero Clostridium, essa condição pode explicar a alta representatividade das carnes bovinas e derivados. A ampla divulgação e implementação das boas práticas de fabricação como uma ferramenta no controle sanitário dos alimentos poderia controlar a maioria dos surtos de DTA. A identificação e investigação de surtos causados por alimentos é um componente essencial na prevenção e no controle destas doenças. Além disso, a criação de diretrizes de trabalho através do perfil epidemiológico das DTA de determinado local é fundamental para a manutenção e melhoria da saúde pública.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000