26/11/2019 - 16:30 - 18:00 CC2 - Vigilância Sanitária de Alimentos |
29422 - ANÁLISES DO GÊNERO LISTERIA SPP E SUAS ESPÉCIES EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA MICHELE VIEIRA EBONE - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SÔNIA DE FÁTIMA SANTOS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, JULIANY C. G. PALAVICINI - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CSELE VAND SAND - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CAMILA N. DURAND - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, MARCELA TEIXEIRA BROZA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, EDUARDO H. S. BASTOS - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Os alimentos são possíveis disseminadores de doenças e uma atenção especial deve ser dada aos produtos de origem animal (POA), devido ao risco que seus possíveis contaminantes oferecem à saúde dos consumidores. Portando, o objetivo deste estudo foi avaliar os resultados das análises microbiológicas de POA coletados em atendimento ao Programa de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos (PEMQSA).
As amostras de frango, lingüiça, marisco, sushi e embutidos foram analisadas pelo Laboratório de Saúde Pública (LACEN/SC) com determinação de pesquisa de Listeria spp, Coliformes a 45Cº, determinação de Escherichia coli, determinação de Vibrio parahaemolyticus, contagem de Estafilococos coagulase positiva, contagem de Clostrídios sulfitos redutores a 46ºC, pesquisa de Salmonella spp e pesquisa de Enterococos. Foram analisadas 237 amostras coletadas no período de 2014 a 2018, das quais 100 apresentaram Listeria spp (42,19%).
A Resolução RDC n° 12/2001/ANVISA que dispõe sobre os padrões microbiológicos sanitários para alimentos não abrange o parâmetro da Listeria monocytogenes para os alimentos analisados, contudo o mesmo foi analisado, pois o microorganismo é de importância para saúde humana, causador da listeriose. A listeriose, doença causada pela L. monocytogenes, é uma infecção bacteriana que afeta principalmente gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas imunodeprimidas. Essa doença pode ocasionar abortos, septicemias, meningites e até mesmo óbito nos casos mais graves.
Notório considerar que todos os alimentos, exceto o sushi, devem possuir registro de inspeção nos órgãos da Agricultura. Neste aspecto, foi detectada a presença de Listeria spp em produtos com SIF (14,4%), com SIE (36,7%), com SIM (33,8%).
Conclui-se que o monitoramento de POA é uma atividade fiscalizatória essencial para verificação da qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população. Ainda, estes produtos devem receber maior atenção por parte dos serviços de inspeção e do setor produtivo a fim de revisar as boas práticas de fabricação. Por fim, há urgência de atualização da RDC n° 12/2001 a fim de incluir a L. monocytogenes como parâmetro de análise para os POA onde não se aplica.
|