Comunicações Coordenadas

26/11/2019 - 16:30 - 18:00
CC3 - Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde

29613 - AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO AR NAS UTI – UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO E CC – CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAIS DE MANAUS-AM. PROPOSTA PARA NOVOS VALORES DE REFERÊNCIA.
MARCO ANTONIO FERNANDES PINTO - FVS-AM, RAIMUNDA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DA ROCHA - FVS-AM


Hipótese: Os valores hoje dados como Valor Máximo Recomendável (VMR) para a Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados, valores ˃ 750 UFC/mᶾ, não são aplicáveis em ambientes hospitalares climatizados e controlados. Durante cinco (5) anos foi monitorada a contaminação microbiológica do ar em ambientes internos (UTI e CC) de hospitais de Manaus. Neste estudo se adotou o padrão de referência encontrado na Resolução n° 09 de 16 de janeiro de 2003. A determinação da média e da mediana dos valores encontrados nas amostras das UTI e CC dos Hospitais de Manaus. Também foi objeto do trabalho, a partir da estratificação em faixas de valores de UFC/ mᶾ dos valores amostrais do CC e das UTI, compará-los com a legislação vigente e propor novo indicador. Nestes cinco (5) anos somente 4,7% das amostras das UTI e 1,6% das amostras dos CC apresentaram resultados insatisfatórios. Metodologia: Um AMOSTRADOR de ar ambiente do tipo MAS 100 ECO e placas de PETRI COM ÁGAR SABOURAUD DEX¬TROSE (ASD) 4%, para coleta de dados. Em seguida, foi selado com filme de PVC e acondicionadas em sacos plásticos selados para serem levadas a campo. As placas contendo ASD foram mantidas em gela-deira até o momento do uso. Em cada ponto de amos¬tragem, foram coletados 250,0 L de ar, com a vazão mantida fixa em 100,0 L / min, durante 2,5 minutos. Cada amostragem foi feita através da coleta de, no mínimo, duas placas de PETRI subseqüentes com o mesmo tipo de meio de cultura. As placas utilizadas nas coletas foram transportadas em temperatura ambiente e encaminhadas para o LACEN AM. Foi utilizada a metodologia de contagem padrão em placas para a quantificação dos fungos. As placas de fungos foram incubadas durante sete dias antes de se proceder à contagem das colônias, que foram expressas em unidades formadoras de colônias por metro cúbico de ar (UFC/mᶾ). Resultados e discussão. Número de amostras (n) coletadas no período analisado: UTI= 214, CC= 182. Os resultados dos valores das amostras nos CC se concentram nas faixas ≤ 100 e ˃ 100 ≤ 200 com 62,7% das amostras. Nas UTI as faixas com valores abaixo ou igual de 300 UFC/mᶾ concentram 73,4% das amostras. Estatisticamente optamos por aceitar o cálculo da mediana como melhor agregador para avaliar os nossos dados, já que os mesmos possuem suas distribuições numéricas discrepantes. Conclusões. O valor de 750 UFC/mᶾ, não condiz com os achados no monitoramento, propondo para isso VMR pra o CC ≤ 200 e para TI ≤ 300.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000