Comunicações Coordenadas

26/11/2019 - 14:00 - 16:00
CC5 - Vigilância Sanitária e Segurança do Paciente

29580 - AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS PRECAUÇÃO DE ISOLAMENTO EM HOSPITAIS DO ESTADO DA BAHIA EM 2018.
MARIA VIRGINIA BITANCOURT REIS - DIVISA, FÁTIMA MARIA NERY FERNANDES - DIVISA


Introdução: As precauções de Isolamento consistem na prevenção da transmissão de micro-organismos a partir de pacientes/pessoas infectadas e/ou colonizadas por patógenos para outros pacientes, visitantes, entre outros. A forma de transmissão de micro-organismos nos serviços de saúde é o elemento mais importante na cadeia epidemiológica, uma vez que é o elo mais passível de quebra ou interrupção². Pode ser mitigada ou controlada por medidas de precaução de isolamento (contato, gotículas e aerossol), interrompendo estes mecanismos e prevenindo infecção relacionada a assistência à saúde. Objetivo: Verificar o nível de desempenho nas Precauções de Isolamento avaliados pelos hospitais do Estado da Bahia, em 2018. Método: Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, utilizando o instrumento de avaliação das Precauções de Isolamento, constante na Portaria Estadual da Bahia nº 1083/2001, realizado em 20 hospitais públicos e privados em 2018. Resultados: Dos 20 hospitais, 11 são na capital e 9 no interior. Verificou-se que 100 % dos hospitais avaliados têm Protocolo de Precauções; 70 % conta com quartos individuais de isolamento; 85% dispõe de quarto com banheiro privativo; 35% destes quartos apresentam antecâmara, onde 15% tem pressão negativa com 6 a 12 trocas de ar/hora e 10 % contem filtro alta eficiência na separação de partículas (High Efficiency Particulate Arrestance-HEPA). Identificou-se ainda que 85% realizam programa de educação sobre precauções; 75% tem orientações sobre precauções de isolamento para os visitantes, acompanhantes e familiares. Observou-se que em 40% dos hospitais existe quarto de isolamento com ambiente protetor para pacientes de alto risco e 90% existem protocolos de condutas por escrito e disponível para germes multirresistentes. Quanto a avaliação verificada no nível I, 6 hospitais estão com desempenho Insuficiente (<50%), 4 no nível Regular (50 – 69%), 8 considerados nível Bom (70-94%) e 2 hospitais atingiu a excelência (100%). Conclusão: Esses resultados refletem um bom padrão de desempenho, onde mais de 50 % atendem as recomendações para as Precauções de Isolamento nos hospitais do estado, universo desta pesquisa. Atenção especial registra-se para a necessidade de equipar os quartos de isolamento com pressão negativa monitorada, bem como com sistema de ventilação com filtragem de ar de alta eficiência (HEPA), minimizando assim o risco de disseminação de patógenos por aerossol.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000