26/11/2019 - 14:00 - 16:00 CC5 - Vigilância Sanitária e Segurança do Paciente |
31782 - CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE UM HOSPITAL PÚBLICO MUNICIPAL: UMA FERRAMENTA PARA MELHORAR A GESTÃO ANA CLÁUDIA DE BRITO PASSOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC; SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR DE MARACANAÚ - CE, FRANCIMARIE TEODÓDIO DE OLIVIERA - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR DE MARACANAÚ - CE, MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, DJANILSON BARBOSA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Introdução: A Cultura de Segurança do Paciente (CSP) constitui-se um importante aspecto da cultura organizacional e que favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição de incidentes de segurança, melhorando a qualidade do cuidado ofertado aos pacientes. Conhecer a CSP possibilita identificar pontos fortes e áreas de melhoria contribuindo como ferramenta para uma gestão mais efetiva. Objetivo: Analisar a CSP em um hospital público municipal, sob a perspectiva dos seus profissionais. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, tipo survey, transversal. A coleta de dados ocorreu entre maio a agosto de 2018. Foi utilizado o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, versão traduzida e validada para o Brasil, respondido por 284 profissionais. O instrumento possui 42 itens e 12 dimensões que avaliam a CSP através de uma escala do tipo Likert de 5 pontos. Dados submetidos à análise descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará com n° 79883517.5.0000.5054. Resultados: O percentual de resposta dos profissionais ao questionário foi de 71%. Destes, a maioria (51%) pertence a equipe de enfermagem; atua principalmente na clínica médica (14%); são do sexo feminino (82%); tem idade média de 42 anos; atua em contato direto com os pacientes (90%); trabalha no hospital de 1 a 5 anos (29%) e de 6 a 10 anos (29%) e com carga horária semanal de 20 a 40 horas (54%). As dimensões que se mostraram mais fortes foram: “Expectativas e ações de promoção de segurança dos supervisores/gerentes” com um percentual de repostas positivas de 68% e “Aprendizado organizacional – melhoria contínua” com 67%. Já as dimensões que necessitam de melhorias foram: “Respostas não punitivas ao erro” com 20% e “Contingentes de pessoal” (31%). Discussão: Os resultados encontrados neste estudo, demonstraram uma CSP que necessita de melhorias para seu fortalecimento em todas as dimensões analisadas, com maior ênfase para aquela relacionada a dimensão que avalia como os profissionais observam que os erros ocorridos e comunicados não são utilizados contra eles, nem mantidos em seu arquivo profissional. Conclusão: O estudo permite a identificação de aspectos da CSP que devem receber planejamento de intervenções de melhoria por parte da gestão, uma vez que para ser efetiva, a análise da CSP deve estar vinculada a estratégias destinadas ao seu fortalecimento promovendo mudanças que visam à redução dos erros e à melhoria da segurança do paciente.
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