Comunicações Coordenadas

27/11/2019 - 14:00 - 16:00
CC6 - Serviços de Interesse da Saúde, Saúde de Trabalhadores e Ambientes

31709 - CARACTERIZAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL À POEIRA DE PEDRA SABÃO GERADA NA PRODUÇÃO DE ARTESANATOS NA REGIÃO DE OURO PRETO E MARIANA, MINAS GERAIS
MARIO EUGENIO DE PAULA ALVES BEZERRA - FUNDACENTRO, ANA MARIA TIBIRIÇA BON - FUNDACENTRO


Ouro Preto e Mariana (Minas Gerais) possuem algumas jazidas de esteatito (pedra sabão), rocha empregada por artesãos na produção de objetos artesanais. Durante o processo de trabalho é produzida grande quantidade de poeira, expondo os artesãos à inalação de partículas de talco e possíveis contaminantes, como asbesto e sílica.

Foi realizado estudo transversal analítico em cinco unidades de produção de artesanatos em pedra sabão com objetivo de caracterizar a exposição ocupacional à poeira da rocha, empregando abordagem sistêmica da American Industrial Hygiene Association. Foram coletadas amostras para análises da composição mineralógica de rocha bruta e de material particulado de superfície por difração de raios-x. As concentrações de poeiras respiráveis de talco e de sílica cristalina foram determinadas em amostras pessoais e de ponto fixo por meio de análise gravimétrica e difração de raios-x. A concentração de fibras respiráveis em amostras pessoais foi determinada pelo método de contagem de microscopia por contraste de fase. A caracterização química e morfológica das fibras respiráveis foi realizada por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados das concentrações obtidas foram comparados com os limites de exposição ocupacional previstos na legislação brasileira e com os valores de referência da American Conference of Governmental Industrial Hygienists.

Verificou-se que a produção de artesanatos nas unidades estudadas ocorre de forma semi-mecanizada e a matéria-prima utilizada é composta basicamente por talco e clinocloro. Em menores quantidades, encontram-se também dolomita, actinolita, amesita e magnesita. A concentração média estimada de poeira respirável foi de 4,53 mg/m³ e a concentração média estimada de fibras respiráveis foi de 0,45 f/cm³. Fibras respiráveis de tremolita-actinolita e antofilita foram identificadas nas amostras analisadas. Não foram obtidos resultados significativos para sílica livre cristalina.

Os resultados evidenciaram concentrações de poeira e fibras respiráveis acima dos limites de exposição estabelecidos pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists em todas as unidades estudadas, com identificação da presença de fibras respiráveis de asbesto em todas elas. Tal situação representa risco grave iminente para a saúde dos artesãos, devendo ser adotadas medidas imediatas e eficazes de vigilância ambiental para o controle da geração de poeira e das exposições nesses ambientes de trabalho.

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000