Roteiro Gastronômico e Cultural


BARES E RESTAURANTES

A Pão de Queijaria
Casa especializada nessa tradicional iguaria mineira.
Endereço: Rua Antônio de Albuquerque, 856 - Funcionários, Belo Horizonte/MG
Horário: Fecha às 23:30
Telefone: (31) 2512-6360
Sugestão: Pão de queijo recheado + polenta frita


Bar do Bolão

Inaugurado há cinco décadas, o bar é uma instituição da noite de Belo Horizonte. Nas paredes, ganha destaque uma coleção com 160 relógios e discos, muitos deles presentes de frequentadores famosos, como o cantor Lô Borges e os integrantes das bandas Skank e Sepultura. 
Endereço: Rua Mármore 681 - Santa Tereza - Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3461-6211; 3482-4433; 3463-0719
Horário de Funcionamento: segunda à quinta de 11h às 3h, sexta e sábado das 11h às 5h, domingo das 11h às 17h
Sugestão: Rochedão


Bar do Museu Clube da Esquina

Chopes e petiscos em lugar repleto de discos e livros sobre aclamado movimento musical mineiro dos anos 1960.
Endereço: Rua Paraisópolis, 738 - Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 2512-5050


Bar do Orlando

Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia, como sabão em pó e enlatados. O menu, trivial, lista porção de batatas assadas, torresmo de barriga e linguiça da roça, além de ter cerca de 8 opções diferentes de deliciosos espetinhos.
Endereço: Rua Alvinópolis, 460 - Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 34812-752
Horário: 4ª a 2ª das 15h à 0h


Café Palhares

Café serve porções de petiscos clássicos e bebidas diversas, em casa tradicional de boemia, noite adentro.
Endereço: Rua dos Tupinambás, 638 - Centro, Belo Horizonte/MG
Horário: Fecha às 22:00
Telefone: (31) 3201-1841
Sugestão: Kaol


Cantina do Lucas – Maletta

Cantina italiana que serve amplo cardápio de pratos tradicionais e mineiros, com carta de vinhos.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 233 - loja 18 - Centro, Belo Horizonte/MG
Horário: Fecha às 02:00
Telefone: (31) 3226-7153
Sugestão: Filé Surprise


Casa Cheia – Mercado Central

Petiscos e pratos típicos da cozinha mineira, mais saladas, em espaço rústico e acolhedor com cozinha aberta.
Mercado Central de Belo Horizonte
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 - Centro, Belo Horizonte/MG
Horário: Fecha às 18:00
Telefone: (31) 3274-9585
Sugestão: Mineirinho Valente

 

Chopp da Fábrica
Especializado em comida mineira de qualidade, o Chopp da Fábrica  oferece deliciosas opções de pratos muito bem servidos em um ambiente tradicional e aconchegante.
Endereço: Avenida do Contorno, 2736 -Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
Horário: segunda das 11h às 2h, terça das 11h às 3h, quarta das 11h às 4h, quinta das 11h às 5h, sexta das 11h às 6h, sábado das 12h às 5h, domingo e feriados das 12h às 3h
Telefone: (31) 3241-1766
Sugestão: Mixidão


O Muringueiro

Petiscos e pratos brasileiros, além de cervejas e drinques, em espaço rústico e relaxado com música ao vivo. Samba e chorinho
Endereço: Rua Juacema, 416 - Graça, Belo Horizonte/MG
Horário: quarta à sexta de 18h às 00h, sábado e domingo de 12h às 18h
Telefone: (31) 99319-5525


Xapuri

O Restaurante Xapuri com o seu estilo mineiro de ser, oferece um ambiente rústico, riqueza na flora natural, hípica e atrações para as crianças, fábrica de doces, linguiçário próprio, uma loja de artesanatos de todo Brasil, e claro, a deliciosa comida mineira servida por pratos a la carte e Buffet de doces.
Endereço: Rua Mandacarú, 260 - Trevo, Belo Horizonte/MG
Telefone: (31)3496-6198
Horário: terça à sábado, 12h às 23h e domingo 12h às 18h

 


PONTOS TURÍSTICOS

Circuito Liberdade
A história do Circuito Liberdade se confunde com a história da própria cidade de Belo Horizonte. A transformação da Praça da Liberdade em um complexo cultural foi feita em 2010, mas sua vocação para atividades voltadas à arte, à cultura e à preservação do patrimônio foi construída bem antes, com o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e a ocupação da Praça por diversos movimentos culturais.
Equipamentos:

  1. Academia Mineira de Letras;
  2. Arquivo Público Mineiro;
  3. BDMG Cultural;
  4. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais;
  5. Casa Fiat de Cultura;
  6. Cefart Liberdade;
  7. Centro Cultural Banco do Brasil;
  8. Centro Cultural Minas Tênis Clube;
  9. Centro de Arte Popular Cemig;
  10. Espaço Cultural da Escola de Design UEMG;
  11. Espaço do Conhecimento UFMG;
  12. Memorial Minas Gerais Vale;
  13. MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal;
  14. Museu Mineiro; Palácio da Liberdade


Complexo Arquitetônico da Pampulha
O Conjunto Moderno da Pampulha foi construído entre 1942 e 1943. O projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas e profissionais, entre eles, o pintor Cândido Portinari. O conjunto reúne características que exemplificam conceitos-chave da arquitetura moderna mundial, tais como a estrutura em concreto armado, a planta livre, as amplas janelas e fachadas de vidro que possibilitam o diálogo entre o interior e o exterior da edificação. Porém apesar destas características, na Pampulha, a o estilo arquitetônico adquire feições únicas e regionais que irão influenciar e gerar transformações na arquitetura moderna brasileira e mundial. É conformado por cinco edifícios articulados em torno do espelho d´água de um lago urbano artificial – a Lagoa da Pampulha. São eles: a Igreja São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, e a residência de Juscelino Kubitschek (atual Casa Kubitschek), construída em 1943.

 

Mercado Central
Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade. Nesse tempo, deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central um espaço único, que une tradição e contemporaneidade e encanta por sua singularidade.
Endereço: Av. Augusto de Lima, 744 - Centro, Belo Horizonte/MG
Horário: segunda à sábado, das 7h às 18h e domingo das 7h às 13h.
Telefone: (31) 3277-4691


Mineirão

O estádio, localizado junto às obras de Oscar Niemeyer, comporta aproximadamente 62.000 torcedores e foi palco de jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Como os grandes estádios no mundo, o Mineirão conta com tour às áreas de competição e um museu destinado ao futebol, com a proposta de ser um diferencial e um atrativo a mais para o público esportivo. Visitar este espaço é uma maneira de percorrer a história do esporte e vivenciar emoções e experiência que só o futebol pode proporcionar.
Endereço: Avenida Coronel Oscar Paschoal, s/nº - São Luís – Belo Horizonte/MG
Horário: 3ª a 6ª das 9h às 17h, sábado e domingo das 9h às 13h
Telefone: (31)3499-4304

Mirante de Arte Urbana
O Circuito Urbano de Arte deixa como legado para a capital mineira o primeiro Mirante de Arte Urbana do mundo. Os prédios pintados podem ser vistos da rua Sapucaí. Os murais pintados tem entre 450 e 1.700 metros quadrados. O ponto turístico pioneiro, frequentado ao longo de todo o ano por milhares de pessoas ganhou da Belotur em dezembro de 2018 duas lunetas fixas e públicas, melhorando a experiência de apreciação da coleção dos murais gigantes do CURA.
Endereço: Rua Sapucaí, s/nº - Floresta – Belo Horizonte/MG 
Horário de Funcionamento: 24h


Museu de Artes e Ofícios

O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do Trabalho, das Artes e dos Ofícios no Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com seu tempo. O MAO conta a história de dezenas de atividades profissionais que deram origem à indústria de transformação em Minas Gerais. São 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, entre instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos. Elas representam antigos ofícios em setores tradicionais como a mineração, lapidação e ourivesaria, alimentício, tecelagem, energia e curtumes. Os objetos e a própria história narrada pelo Museu remontam às origens dos processos fabris, em sua confluência com as artes manuais, artesanato, manufatura. O acervo do Museu é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 - Praça da Estação - Centro – Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: quarta a sexta das 11h às 17h, sábado e feriados das 9h às 17h
Telefone: (31) 3248-8600


Praça do Papa

“Que belo horizonte!”. Esta frase foi dita por ninguém menos que o Papa João Paulo II, diante da paisagem vista da Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras. Depois da missa campal, realizada em 1980, passou a ser chamada de Praça do Papa, onde foi erguido um monumento para homenagear o ilustre visitante. Cercada pela Serra do Curral, a praça é um belo lugar para passear e apreciar a vista panorâmica da cidade.
Endereço: Praça do Papa - Avenida Agulhas Negras, s/nº - Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

 

*Roteiro elaborado por Ana Carolina Duarte Ribeiro, Beatriz Oliveira Carvalho e Kátia Santos Dias

local do evento

EXPOMINAS BH

Palco dos maiores eventos nacionais e internacionais

Um dos mais conceituados centros de eventos da América Latina, pensado para ser múltiplo, para todo tipo e formato de evento, e propiciar uma experiência única para todos os públicos.

Além da localização, infraestrutura e excelência de serviços, o Expominas BH se diferencia, especialmente, pela hospitalidade mineira. É um prazer receber você aqui!

Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG, 30510-000