Notícias

IMS sedia reunião da Comissão Organizadora Local do Abrascão 2018

Por Flaviano Quaresma – Instituto de Medicina Social da UERJ

No dia 20 de outubro, o Instituto de Medicina Social sediou uma das reuniões da Comissão Organizadora Local do Abrascão 2018 (o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco). Além do IMS, participam as áreas da Medicina, Enfermagem e o Instituto de Nutrição da UERJ. O objetivo é envolver as diferentes unidades da UERJ que estiveram mobilizadas nas atividades “UERJ em defesa do SUS”, realizadas em 2016. Somando forças, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro já declarou seu apoio à realização do Abrascão e das atividades Pré-Congresso nas dependências da Universidade. A Comissão Local já planeja atividade, na UERJ, para o primeiro semestre de 2018, para dar visibilidade ao evento que é o maior do campo no Brasil.

+ O site do Abrascão já está no ar! Confira.

A subcomissão de Mobilização Social do Abrascão já havia se reunido em 5 de outubro, quando foi elaborada uma proposta de carta de princípios para auxiliar o diálogo entre a subcomissão e os movimentos sociais. Uma oficina está sendo organizada para ser realizada no dia 15 de novembro, no Museu da Maré, organizada pela Fiocruz e movimentos sociais.

Já no dia 16 de novembro, está prevista uma atividade, na UERJ, como parte da movimentação de resistência da Universidade, onde estarão presentes Boaventura de Sousa Santos, Gastão Wagner (presidente da Abrasco), Nísia Trindade (presidente da Fiocruz) e o Reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques.

Nesta reunião, foram colocadas em pauta ideias sobre a programação do Abrascão, que deverá contar além da conferencia de abertura, outros três grandes debates. A grade será padronizada e ainda serão realizadas oficinas para uma média de 200 participantes com o objetivo de trabalhar a construção do documento final do congresso. Esta que é uma proposta da atividade pública em defesa do SUS, com detalhes ainda em construção. Até 23 de novembro será possível submeter propostas de mesas e palestras no Abrascão. O formulário de submissão destas propostas já está pronto e estará nesta semana. A avaliação destas submissões é de responsabilidade da Comissão Científica, que se reunirá novamente nos dias 14 e 15 de dezembro.

A Subcomissão da UERJ já realizou o mapeamento de todas as salas e auditórios do campus, assim como a capacidade de cada sala e auditório. Além desses espaços, é possível que haja uma tenda de debates livres. Outra possibilidade é a realização de atividades no Hospital Universitário Pedro Ernesto, com o objetivo de apresentar a estrutura do Hospital aos congressistas. Sugestão de organizar uma grande atividade no ultimo dia do pré-congresso, de caráter cultural e de manifestação política em defesa da saúde e da universidade publica, às 17h, após o término dos cursos. Haverá nova reunião desta subcomissão no dia 24 de outubro, às 16h. Novas unidades da UERJ estão se incorporando a esta comissão do pré-congresso.

Próximas Reuniões da COL-Abrascão:

10 de novembro – lMS/UERJ

8 de dezembro – ISC/UFF


Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360