Notícias

A dimensão feminina do Abrascão 2018

Campo eminentemente feminino, mas que, como a maioria das disciplinas científicas, teve historicamente apenas homens como figuras de proa, a Saúde Coletiva busca formas internas e externas de ampliar a participação feminina em seus cursos, gestões e atividades. Comprometida com essa perspectiva, a Abrasco tem adotado a equidade de gênero como um princípio político e organizativo para seus eventos, estruturas internas e representações. O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018 – quer ser um marco desse novo tempo em que o espaço da mulher não é uma concessão, mas uma necessidade social e histórica.

+ Saúde Coletiva, força feminina
+ Cadernos de Saúde Pública destaca presença feminina na ciência
+ Morte de Marielle Franco suscita resistência de multidão - artigo da abrasquiana Débora Diniz

“A luta contra o machismo e a defesa dos direitos das mulheres passam pela necessidade de as mulheres ocuparem espaços de direção e de liderança. Como campo científico e de práticas sociais implicadas com um mundo mais justo e humano, toda a Saúde Coletiva deve se esforçar para que o princípio da equidade esteja presente na composição de suas atividades e organizações, como queremos fazer no Abrascão”, declara Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp) e presidente da Abrasco.

Ao longo das próximas semanas, a Comunicação da Abrasco evidenciará números que mostram essa expressividade na organização do Abrascão 2018, destacando os números das mulheres que compõem as comissões científica, organizadora local, subcomissões, inscritas, com trabalhos submetidos e a presença nas mesas-redondas, palestras e grandes debates.



 

Para a estreia, o destaque é a composição da Comissão Científica do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Responsável pelos princípios e temário do Congresso, bem como da definição da programação científica e dos convidados, a Comissão Científica do Abrascão 2018 busca representar a diversidade temática e instituicional da área. No critério de gênero, dos 86 pesquisadores integrantes, 48 são mulheres, o que representa 55,8%

 

Acompanhe no portal Abrasco e nas nossas redes sociais e venha conosco consolidar a inserção das mulheres no Congresso e no cotidiano da Abrasco, da Saúde Coletiva e da Ciência.


Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360