Notícias

Seminário Preparatório Abrascão 2018 no 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva

O Abrascão 2018 será o tema do 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva, o Abrasquim de Goiás. O encontro terá Gastão Wagner como conferencista de abertura e ainda mesas redondas, apresentações de trabalhos, plenárias e programação cultural durante os dias 14, 15 e 16 de junho, no Centro de Aulas D, da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária, em Goiânia. "O Abrasquim tem como orientação o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e por meio do evento buscamos promover um espaço de debate qualificado que possa ampliar as reflexões sobre tal temática no estado de Goiás. Em conjunto com o Abrasquim, também realizaremos a Jornada Científica da Secretaria Estadual de Saúde 2018", diz Edsaura Maria Pereira, do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFG, uma das coordenadoras do encontro.

A realização do Seminário Preparatório Abrascão 2018 no 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva, visa consolidar a proposta de reunir pesquisadores da região, estudantes, profissionais, gestores, trabalhadores e técnicos da saúde, movimentos sociais, respondendo a uma demanda de que este será um congresso-processo. Este Abrascão já começou através de uma série de seminários regionais realizados para fomentar o debate e a construção de um projeto comum em defesa da sociedade.

"Visando aprofundar as relações entre os diferentes cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde e áreas afins do estado de Goiás, além de possibilitar a construção de redes entre discentes e docentes, profissionais, gestores, trabalhadores e técnicos da área, o Seminário Preparatório Abrascão 2018 no 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva representa um importante cenário de divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão, dando, assim, visibilidade para a defesa do “Sistema Único de Saúde (SUS), da Universidade Pública, dos direitos sociais e da democracia” e, ao mesmo tempo, antecipando algumas respostas à chamada nacional da Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Outro ponto relevante que este evento pretende atingir é a participação dos profissionais de saúde atuantes no SUS, não somente na área de assistência, mas também vigilância e gestão, fortalecendo todos os setores. Assim, a realização do Seminário Preparatório Abrascão 2018 no 1º Encontro Goiano de Saúde Coletiva evidencia a possibilidade de criarmos um espaço propício à ampliação do diálogo em torno das pesquisas realizadas em nossa Universidade, mas também em todo o Estado, na medida em que pretende receber professores, pesquisadores, profissionais, gestores, trabalhadores, técnicos e estudantes de diferentes lugares, configurando-se como um evento prévio à realização do próximo Congresso de Saúde Coletiva no Rio de Janeiro. Tomando como ponto de partida as temáticas do Abrascão 2018, pretendemos alcançar discussões do campo do direito e acesso à saúde, violência e saúde, gestão e controle social do/no SUS, financiamento da saúde, etc." diz a carta de chamada do encontro.

Inscreva-se e confira a programação completa em www.abrasquim.com.br
 


Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360