Notícias

Pesquisador norte-americano falará sobre o racismo como determinante social em saúde no Abrascão 2018

A forma como a distinção de raça opera um sistema de diferenciação dentro dos serviços de saúde é um traço que se encontra em diversos países, seja em sistemas universais públicos ou prestação da assistência privada. No entanto, nuances e diferenças, trajetórias históricas e políticas vão influir diretamente na expressão desse problema social. Referência no tema, o pesquisador norte-americano Sherman A. James travará essa discussão em duas sessões científicas do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018, que acontecerá de 24 a 29 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). Ainda é possível garantir sua presença. Acesse o site do evento e inscreva-se.

Na sexta-feira, 27/07, James fará a palestra “Racism: a Fundamental Social Cause of Health Inequities”, e no domingo, 29/07, participará da mesa-redonda “Racismo e Saúde Pública”, dialogando com Edna Maria de Araújo, professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e Dora Chor, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). As atividades acontecerão na área das Grandes Tendas e começarão às 10h20. Em ambas haverá tradução simultânea.

Sherman A. James é professor emérito da Sanford School of Public Policy, na Duke University. Ele também ocupa as cátedras de Sociologia, Medicina Comunitária e Familiar e Estudos Africanos e Afro-Americanos na mesma universidade. Antes, compôs os departamentos de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte-Chapel Hill (1973-89) e da Universidade de Michigan (1989-2003). Em Michigan, ele fundou e dirigiu o Centro de Pesquisa sobre Etnia, Cultura e Saúde (CRECH), entre outras atribuições institucionais.

“A pesquisa de James enfoca os determinantes sociais das disparidades raciais e étnicas na saúde e nos cuidados de saúde. Ele é o criador da hipótese de John Henryism, que postula que o esforço repetitivo de alto esforço com estressores sociais e econômicos é um dos principais contribuintes para as disparidades raciais e socioeconômicas na hipertensão e doenças cardiovasculares relacionadas”, destaca Edna Maria de Araújo, pesquisadora da UEFS e integrante da coordenação do GT Racismo e Saúde, da Associação (GT Racismo/Abrasco).

Essa qualidade e reconhecimento acadêmicos podem ser percebidos pelas inúmeras condecorações e afiliações institucionais construídas ao longo de sua carreira. Em 2001, Sherman A. James recebeu o Prêmio Abraham Lilienfeld da seção de Epidemiologia da Associação Americana de Saúde Pública, pela excelência profissional no ensino da disciplina. Em 2008, foi premiado com o Health Policy Investigator Award, concedido pela Robert Wood Johnson Foundation e, em 2016, o Wade Hampton Frost Award, também da Seção de Epidemiologia da American Public Health Association. Ele presidiu ainda a Society for Epidemiologic Research (SER) e é membro da Academia Nacional de Medicina dos EUA, da American Epidemiological Society, do American College of Epidemiology, da American Heart Association e da Academy of Behavioral Medicine Research. Em 2016, foi introduzido na Academia Americana de Ciências Políticas e Sociais, na cadeira em homenagem à Mahatma Gandhi.

Além das atividades com o pesquisador convidado, a programação do GT Racismo no Abrascão contará com sessões de comunicação orais batizadas com nomes de grandes referências femininas da história racial brasileira, como Luiza Bairros, Mãe Beata de Iemanjá e Fátima de Oliveira, além da mesa-redonda “A construção social da diferença: violência e racismo nas práticas de cuidado e os desafios para a integralidade”. O GT também discutirá o planejamento estratégico para a atuação da Abrasco na temática em reunião exclusiva durante o pré-congresso.

Confira abaixo a programação científica do eixo Racismo e Saúde no Abrascão 2018:

27/07 - SEX – d2 – 10h20 – 11h50
Racismo como Determinante Social em Saúde
Coordenadora: Késia Marisla Rodrigues da Paz (UFMT)
Palestrante: Sherman A. James - Duke University - Sanford School of Public Policy (EUA)
Local: Grandes Tendas - Auditório Cecilia Donangello – Haverá tradução simultânea

29/07 - DOM – d4 – 10h20 – 11h50

Racismo e Saúde Pública
Coordenadora: Denise de Almeida Ribeiro - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA)
Expositor: Sherman A. James - Duke University - Sanford School of Public Policy (United States)
Expositora: Edna Maria de Araujo - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Expositora: Dóra Chor - Fiocruz (RJ)
Local: Grandes Tendas - Auditório Marielle Franco - Haverá tradução simultânea

29/07 - DOM – d4 – 13h10 – 14h40

A construção social da diferença: violência e racismo nas práticas de cuidado e os desafios para a integralidade
Coordenadora: Tatiana Engel Gerhardt - UFRGS
Expositora: Elaine Oliveira Soares - Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
Expositor: Luís Eduardo Batista - Instituto de Saúde de São Paulo
Expositor: Marcos Antônio Ferreira do Nascimento – IFF/Fiocruz
Local: EPSJV - Auditório


Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360