Notícias

O transporte dos congressistas no Abrascão 2018

A Comissão Organizadora Local preparou uma série de medidas para facilitar e proporcionar um bom acesso e deslocamento para o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - Abrascão 2018.

Transporte exclusivo de ida e volta do Abrascão
Para que todos os participantes desse grande evento não tenham dificuldades em acessar a Fiocruz, campus Manguinhos, rotas de ônibus exclusivas foram organizadas para os congressistas. Durante os dias 26, 27, 28/07, 40 ônibus especiais farão a ligação ida e volta entre a Fiocruz e a Uerj, campus Maracanã, de onde é possível chegar e partir pelo sistema de transportes de massa: ônibus municipais, rede ferroviária – SuperVia – e metroviária – MetrôRio. No último dia do evento (29/07), haverá também transporte até os aeroportos Santos Dumont e Galeão.

Nos quatro dias do Congresso, a programação começa às 8h, e os primeiro ônibus sairão da Uerj às 7h. O ponto de acesso aos veículos já está definido: será no Portão de entrada da Uerj da Av. Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), próxima à Concha Acústica Marielle Franco. No primeiro dia (26), o acesso aos ônibus será feito por meio de voucher eletrônico, disponível no Aplicativo Abrascão 2018, e na área restrita do site do Congresso, disponível para impressão. O percurso de volta – Fiocruz > Uerj – iniciará às 19h, com ponto de embarque nas proximidades das grandes tendas.

No último dia do Congresso (29/07) não haverá saídas da Fiocruz para a Uerj, mas sim outras três rotas: Fiocruz - Metrô Estácio; Fiocruz – Aeroporto Santos Dumont e Fiocruz – Galeão. A saída das três rotas começará a partir do meio dia (12h).

Transporte dentro da Fiocruz durante o Abrascão
Para o deslocamento dos congressistas dentro do campus da Fundação Oswaldo Cruz, 2 vans especiais com acesso facilitado à cadeira de rodas e 8 micro-ônibus estarão disponíveis para os participantes, preferencialmente para aqueles com dificuldade de locomoção e/ou mobilidade. Estes veículos circularão em 3 rotas distintas sinalizadas por placas ao longo das ruas do campus.

Abrascão sem carro
Para um bom Abrascão, todos os congressistas, inclusive os que moram no Rio de Janeiro, devem vir ou de transporte público ou pelo transporte oferecido pelo evento. A entrada de carros será restrita em toda a Fiocruz, campus Manguinhos, que estará totalmente dedicado ao Congresso. A Comissão Organizadora Local pede a compreensão dos funcionários da Fundação, pois as vias liberadas serão fundamentais para a boa circulação dos micro-ônibus e vans internas, assim como para o deslocamento dos pedestres e o bom andamento do Congresso.

Caso o congressista ou funcionário da Fiocruz optar por usar o transporte público, os pontos de ônibus referências são o da passarela 5, na Avenida Brasil, e Av. Leopoldo Bulhões, nº 1480. É possível também o acesso direto por trem, com embarque e desembarque pela Estação Manguinhos, servida pelo Ramal Gramacho. Não há metrô nas proximidades do campus da Fiocruz.

Táxi e Uber
Táxi e carros por aplicativos não poderão circular dentro do campus da Fiocruz, e os congressistas só poderão embarcar ou desembarcar em dois pontos específicos para tal: em frente à entrada principal da Av. Brasil, ao lado da estação do trenzinho, e em frente à Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP, na entrada da Av. Leopoldo Bulhões, nº 1480.

Confira as linhas exclusivas de ida e volta do Abrascão 2018

Dia 26/07

Ida - entre 7h e 8h - Uerj > Fiocruz - acesso mediante voucher eletrônico no app Abrascão 2018 ou impresso da área restrita
Volta - a partir das 19h - Fiocruz > Uerj - acesso mediante crachá de credenciamento

Dia 27/07
Ida - entre 7h e 8h -  Uerj > Fiocruz - acesso mediante crachá de credenciamento
Volta - a partir das 19h - Fiocruz > Uerj - acesso mediante crachá de credenciamento

Dia 28/07
Ida - entre 7h e 8h -   Uerj > Fiocruz- acesso mediante crachá de credenciamento
Volta - a partir das 19h - Fiocruz > Uerj - acesso mediante crachá de credenciamento

Dia 29/07
Ida - entre 7h e 8h - Uerj > Fiocruz - acesso mediante crachá de credenciamento
Volta - a partir das 12h
- Fiocruz > Metrô Estácio - acesso mediante crachá de credenciamento
- Fiocruz > Aeroporto Santos Dumont (SDU) - acesso mediante crachá de credenciamento
- Fiocruz > Aeroporto Antônio Carlos Jobim/Galeão (GRU) - acesso mediante crachá de credenciamento


Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360