Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

27317 - VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER: UM ESTUDO QUALITATIVO
TAÍS COSTA BENTO - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, SILVIA VIODRES INOUE - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS


Apresentação/Introdução
As manifestações de violência contra a mulher abrangem desde o aspecto físico ao psicológico, esse último o qual podemos citar a Violência psicológica. Definida como ato que vise causar danos à saúde psicológica e saúde emocional da mulher. Causadora de danos à saúde da mulher que incluem baixa autoestima, depressão, pânico, até ideação suicida, demandando psicoterapia e intervenção medicamentosa.


Objetivos
Analisar a percepção da violência psicológica contra a mulher em ambiente público. Identificar em que cenários revelam-se a ocorrência e percepção da violência psicológica.


Metodologia
Pesquisa Exploratória Qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com mulheres selecionadas por amostra de conveniência em 2016. O roteiro foi composto de uma parte aberta e não diretiva sobre a definição de Violência Psicológica e suas manifestações, e outra parte estruturada e diretiva, com tipos de manifestações da Violência Psicológica em espaços como ruas, instituições e transporte público. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo de Bardin e o projeto, parte do Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, aprovado pelo comitê de Ética em Pesquisa da Unisantos.


Resultados
As entrevistas foram realizadas durante o mês de outubro com oito mulheres de 22 à 37 anos, Ensino Médio e Ensino Superior (Completo ou Cursando).
A violência psicológica mostrou-se mais presente em duas grandes categorias não excludentes: Ofensa e Assédio.
Na primeira categoria todas as mulheres relataram sofrer com situações que buscam diminui-las por serem mulheres, fazendo-a sentirem-se incapazes ou desprovidas de saúde mental. Na segunda, foi identificado como o assédio representa fator estressante, fazendo-as temer por sua segurança e até mesmo mudarem de atitude a fim de evitá-lo.



Conclusões/Considerações
A violência Psicológica possui difícil identificação, apesar de causar agravos sérios à saúde psicológica de suas vítimas, desde depressão à ideação suicida, necessitando de um olhar atento às suas representações e ocorrências, uma vez que cuidar e preservar a saúde mental é tão importante quanto à saúde física. Assim, busca-se revelar como essa violência é presente na vida das mulheres, ainda que invisibilizada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360