Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32a - Violência contra a mulher

27851 - A REDE DE ATENÇÃO À MULHER EM SITUAÇÃO VIOLÊNCIA SOB A ÓTICA DO PENSAMENTO COMPLEXO
ANGELINA LETTIERE-VIANA - EERP/USP, CINIRA MAGALI FORTUNA - EERP/USP, SILVIA MATUMOTO - EERP/USP, SILVANA MARTINS MISHIMA - EERP/USP


Apresentação/Introdução
A complexidade da violência contra as mulheres e o caráter multidimensional do problema traz como proposição uma necessidade de resposta global e sistêmica, que caracteriza o atendimento em rede. A produção científica dedicada à investigação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, ainda é relativamente escassa, em contraste com a ampliação dessa rede.


Objetivos
Compreender, sob a ótica dos profissionais das áreas psicossocial, de segurança pública e da saúde, quais as relações intersetoriais estabelecidas entre os diferentes serviços em um município do interior do estado de São Paulo.


Metodologia
Para a compreensão do fenômeno, aproximou-se do Paradigma da Complexidade, de Edgard Morin. Pesquisa de abordagem qualitativa e participaram do estudo sete profissionais, considerados como informantes-chave. Para a coleta dos dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e os Mapas Mínimos da Rede Social Institucional, e os dados dessas entrevistas foram analisados por meio da modalidade da interpretação dos sentidos.


Resultados
Na categoria sistema autoeco-organizador identificou-se o eixo de atenção: assistência psicossocial, assistência à saúde e assistência policial e a vocação na qual se estabelece o atendimento/captação das demandas. Na categoria dialógica dos serviços atuando na rede identifica-se que a construção das relações não responde às necessidades das mulheres e que os serviços buscam parcerias de caráter pessoal. A transversalidade ocorre por meio de parcerias que buscam a intersetorialidade que ainda não é uma realidade devido às fragilidades tais como: falta de comunicação, de capacitação e banalização da violência.


Conclusões/Considerações
Assim, os resultados desta pesquisa evidenciam que o trabalho na rede ainda não contempla o que se concebe por ações multidisciplinares e interdisciplinares com vista à atuação intersetorial para trabalhar pela integralidade da atenção e pelas necessidades das mulheres. Com esta pesquisa, portanto, pretendemos dar subsídios para ajudar a fortalecer a rede de atenção à mulher em situação de violência

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360