28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC32d - Notificação e vigilância da violência  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26266 - EPIDEMIOLOGIA DAS VIOLÊNCIAS NOMANEJO, NOTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DOS CASOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MAYARA ALVES LUIS - UFES, FRANCIÉLE MARABOTTI COSTA LEITE - UFES, SOLANGE DRUMOND LANNA - SEMUS VITÓRIA, JACIRA DOS ANJOS PEREIRA - - SEMUS VITÓRIA, EDLEUSA GOMES FERREIRA CUPERTINO - SESA, FÁBIO LÚCIO TAVARES - UFES
					
  
					Período de Realização O projeto de extensãoda epidemiologia das violênciateve início em julho de 2017 e está ativo.  
  
 	Objeto da Experiência Notificação, monitoramento e manejodos casos de violência, por meio da utilização as Fichas de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada.
 
  
 	Objetivos Desenvolver ações de vigilância de violências buscando uma maior compreensão sobre a identificação, o manejo e o monitoramento desses casos e do processo de vigilância epidemiológica.
  
 	Metodologia Relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que integra o projeto “Epidemiologia das Violências: manejo, notificação e monitoramento”.Essa é uma parceria da UFES com o Núcleo de Prevenção da Violência (NUPREVI) da Secretaria de Saúde de Vitória, Espírito Santo.  Como atividades realizam-se a qualificação das fichas de notificação, segundo instrutivo do Ministério da Saúde,e posteriormente o manejo e monitoramento dos casos
  
 	Resultados Em média, diariamente, qualifico 15 fichas. Todas as fichas recebidas são qualificadas. Quando os casos são de munícipes de Vitória, é consultado o prontuário online para qualificar as informações e depois a ficha é enviada para digitalização no SINAN. As fichas de outros munícipes também são qualificadas, e, depois digitalizadas para as secretarias de saúde do referido município, enviadas ao SINAN e arquivadas. As notificações também são registradas em um sistema gerador de dados do NUPREVI.
  
 	Análise Crítica A aproximação da academia com o serviço possibilitou ampliar o olhar da acadêmica para esse importante agravo, que é a violência. Pude vivenciar e compreender a responsabilidade das equipes com a notificação dos casos de violência, pois a partir daí, são realizadas as qualificações das fichas, manejo e monitoramento dos casos, ou seja, essas ações, permitem a promoção do cuidado à vítima, bem como, a partir dos dados ações de prevenção são realizadas afim de romper com o ciclo das violências.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A participação no projeto permitiu, enquanto acadêmica e futura enfermeira, compreender o fluxo das fichas de notificações de violência, assim como, o manejo e monitoramento.  Considerando a violência ser um grave problema de saúde, projetos como esse são de grande importância na formação, pois além da aproximação do aluno com o serviço, contribui na ampliação do olhar acerca do fenômeno e consequentemente na qualificação do cuidado à vítima.
					 |