Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32d - Notificação e vigilância da violência

28338 - VIOLÊNCIA EM SAÚDE: INTEGRAÇÃO INTERDICIPLINAR EM UM CURSO DE GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM
ROSEMEIRE DOS SANTOS VIEIRA - FCMSCSP, APARECIDA SANTOS NOIA - FCMSCSP, CELL REGINA DA SILVA NOCA - FCMSCSP, LUCIANA SOARES COSTA SANTOS - FCMSCSP, ROSIMEIRE ÂNGELA QUEIRÓZ SOARES - FCMSCSP, GERALDO MOTA DE CARVALHO - FCMSCSP, GISLAINE EIKO KUAHARA CAMIA - FCMSCSP


Período de Realização
Março de 2015 a novembro de 2017 com alunos do 3º semestre de Graduação de Enfermagem.


Objeto da Experiência
Situações de violência vivenciadas no ensino teórico-prático em unidade hospitalar e Unidade Básica de Saúde (UBS).


Objetivos
Descrever a experiência de integração todas as disciplinas de enfermagem do 3º semestre em um Curso de Graduação em Enfermagem, tendo como eixo norteador a violência em saúde.


Metodologia
Durante o período de estágio em Semiotécnica e Gestão em Saúde, os discentes realizaram estudos de casos nas unidades hospitalares e análise documental do protocolo de atendimento às vítimas de violência e legislação sobre o Núcleo de Prevenção à Violência e Conflitos Familiares Difíceis (CONFAD) e epidemiológica do perfil da vítima/agressor e tipologia da violência, a partir de dados das fichas de notificação de acidentes e violência nas Unidades Básicas de Saúde.


Resultados
Houve a integração entre diversas disciplinas, através da proposta de identificar o perfil epidemiológico da vulnerabilidade à violência nos diferentes contextos (hospitalar e atenção básica) e das ações do enfermeiro e equipe multidisciplinar no acolhimento à pessoa vítima de violência na atenção primária. Observou-se a dificuldade de articular a ação nas UBS das equipes de CONFADe o NPV com os demais serviços e setores.


Análise Crítica
Houve articulação de conhecimento teórico-prático, estimulando o trabalho em equipe, a reflexão e aprendizado; reconhecendo a violência como problema de saúde pública nos diferentes níveis de atenção, num contexto interdisciplinar. A utilização de metodologias ativas estimulou o aprendizado, colocando o aluno como protagonista, buscando sensibilizar para uma atitude responsável e articulada no enfrentamento da violência, numa perspectiva de cuidado ampliado.


Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se estratégias educativas diversificadas para envolver os discentes e sensibilizar os futuros profissionais a reconhecer, adotar ações de enfrentamento da violência e trabalhar de forma interdisciplinar no combate e prevenção à violência, nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360