Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32g - Violência física, psicológica e sexual ao longo da vida

24588 - VIOLÊNCIA À GESTANTE EM UM MUNICÍPIO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
KÁTIA FERNANDA ALVES MOREIRA - UNIR, MARCOS ANTÔNIO SALES RODRIGUES - UNIR, CAIO ALVES BARBOSA DE OLIVEIRA - SESAU, EDSON DOS SANTOS FARIAS - UNIR, DAIANA EVANGELISTA RODRIGUES FERNANDES - UNIR, PRISCILLA PEREZ DA SILVA PEREIRA - UNIR, DAVISSON MICHETTI DE OLIVEIRA - HOSPITAL SOFIA FELDMAN


Apresentação/Introdução
A violência às mulheres ocupa lugar de destaque pela elevação dessas ocorrências no Brasil e no mundo, tendo em vista o aumento de tal ato contra mulheres no período gestacional, infligido por parceiros íntimos masculinos, colocando em risco a saúde do feto e da mulher e um desafio para o setor da saúde.


Objetivos
Investigar a violência perpetrada por parceiros íntimo e os tipos de violência, em puérperas internadas no alojamento conjunto da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME) de Porto Velho, no ano de 2017.


Metodologia
Estudo quantitativo observacional descritivo transversal. Trata-se de dados preliminares do PIBIC – 2017/2018. A população de estudo foi composta por puérperas internadas na MMME no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018. A coleta de dados se deu após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e aplicação de um questionário para levantar questões sócio demográficas e relacionadas à violência. A análise de dados foi a partir de planilhas confeccionadas no programa software microsoft Excel.


Resultados
Foram entrevistadas 98 mulheres, em que evidenciando maior frequência relacionadas a insultos (17,34%) e sustos (13,26%), caracterizando a violência psicológica, seguidos por violência física relacionada a tapas (11,22%) e empurrões (8,16%), além da violência sexual caracterizada por relações sexuais forçadas (3,06%) e relações sexuais humilhantes (1,02%).


Conclusões/Considerações
Conclusão: A frequência da violência à gestante foi à psicológica (17,34%), a violência física (11,22%) evidenciado por tapas e por fim a violência sexual (3,06%). Os danos psicológicos e físicos contra a gestante se colocam como eventos relevantes e desafiadores para os profissionais dos serviços. Sugere-se a implementação de protocolos assistenciais e ações de educação permanente, além de estratégias resolutivas voltadas para o cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360