29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC32g - Violência física, psicológica e sexual ao longo da vida  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25191 - TRABALHO INTERGERACIONAL ESTEVAM - UNICAMP, THAIS APARECIDA SCANAVACHIA - CENTRO DIA DO IDOSO, BRUNA DE MELO TEIXEIRA - CENTRO DIA DO IDOSO
					
  
					Período de Realização O relato retrata a experiência de um projeto intergeracional nos anos de 2016 e 2017.
  
 	Objeto da Experiência Criar condições para a ruptura da prática de ato infracional de adolescentes e diminuição do isolamento social de idosos.
  
 	Objetivos Contribuir para o estabelecimento da autoconfiança e a capacidade de reflexão sobre a possibilidade de construção de autonomia; possibilitar acessos; desenvolvimento de habilidades e competências; fortalecer a convivência familiar e comunitária, diminuir o isolamento social. 
  
 	Metodologia Em diário de campo foram registradas as participações dos adolescentes nas atividades diárias com os idosos, as frequências, tarefas realizadas e observações pertinentes. O desenvolvimento do trabalho foi pautado em formas de prestação de serviço à comunidade que garantissem direitos e possibilidades de subjetivação, promovendo a construção de novos projetos de vida e ressignificação, colaborando para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo nos idosos. 
  
 	Resultados Observou-se fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, redução da reincidência da prática do ato infracional, redução do ciclo da violência em 66,66% dos adolescentes. Com relação aos idosos, foi verificada diminuição do isolamento social, acesso a experiência e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, desenvolvimento de novas sociabilidades; trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários em 90% dos casos. 
  
 	Análise Crítica A prática de atos infracionais por adolescentes e o grau de vulnerabilidade em que se encontram tem sido alvo de preocupação. Os problemas envolvendo o envelhecimento e a situação de violação de direitos contra a pessoa idosa configura-se como problema de saúde pública em todo o país. Observando essas duas demandas o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Centro Dia do Idoso elaboraram um projeto com base no fortalecimento de vínculos e convívio entre jovem e idosos.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As atividades são permeadas pelo processo dialético, onde a solidariedade intergeracional pode contribuir para reverter não só na quebra de preconceitos sociais frente ao envelhecimento, como na melhoria da qualidade de vida de jovens e idosos, pois a maneira como o indivíduo constrói e interpreta as situações nas relações produzem efeito na sua saúde e bem-estar.
					 |