Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32g - Violência física, psicológica e sexual ao longo da vida

25422 - PREVALÊNCIA DE VIOLÊNCIA FÍSICA, PSICOLÓGICA E SEXUAL AO LONGO DA VIDA SEGUNDO FATORES GINECO-OBSTÉTRICOS
BRUNA VENTURIN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, FRANCIÉLE MARABOTTI COSTA LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO


Apresentação/Introdução
A violência contra mulher atualmente atinge todos os setores da sociedade, sendo um grave problema de saúde pública. Está presente em todas as classes sociais, expressando a desigualdade nas relações de gênero existentes atualmente. É necessário ter um olhar interdisciplinar e intersetorial para enfrentamento e prevenção.


Objetivos
Verificar a prevalência dos três tipos de violência (física, psicológica e sexual) ao longo da vida segundo as características gineco-obstétricas.


Metodologia
Estudo transversal, realizado no ano de 2014 em 26 unidades de saúde de Vitória, no Espírito Santo. Participaram do estudo as usuárias de 20 a 59 anos, que possuíam parceiro íntimo nos 12 meses anteriores à data da entrevista. A coleta de dados ocorreu de março a setembro de 2014. A amostra foi constituída de 991 mulheres. Os dados estatísticos foram analisados pelo pacote estatístico Stata 13.0. As análises estatísticas utilizadas foram teste qui-quadrado e exato de Fischer, conforme pressuposto, com nível de significância de 5%. Tais análises foram conduzidas por meio de regressão de Poisson. Utilizou-se razão de prevalência como medida de efeito.


Resultados
Após análise multivariada, os três tipos de violência (física, psicológica e sexual) mantiveram-se associadas positivamente com escolaridade, renda familiar, idade da coitarca, uso de preservativo na primeira relação sexual, número de parceiros sexuais no último ano, aborto, número de filhos, episódios de DST/IST e dispareunia. A primeira relação sexual forçada permaneceu associada à violência física e sexual. A violência física e psicológica manteve associada à situação conjugal.


Conclusões/Considerações
Os resultados mostram os três tipos de violência como um fenômeno de alta prevalência ao longo da vida das mulheres. Fatores gineco-obstétricos influenciam a ocorrência do fenômeno. Os achados reiteram estudos que apresentam a perpetuação da violência física, psicológica e sexual ao longa da vida das mulheres.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360