Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32b - Relações violentas entre parceiros íntimos

24200 - VIOLÊNCIA POR PARCEIROS ÍNTIMOS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DO SUL DO BRASIL
INAÊ DUTRA VALÉRIO - UFPEL, ANA LUIZA GONÇALVES SOARES - UNIVERSITY OF BRISTOL, HELEN GONÇALVES - UFPEL


Apresentação/Introdução
Violência por Parceiro Íntimo (VPI) é um tipo de violência que ocorre em relações afetivas/sexuais, independente da formalidade e coabitação, podendo ocasionar danos físicos, psicológicos, sociais e econômicos. Poucos estudos nacionais têm avaliado a VPI na população universitária, cuja maioria é de mulheres e jovens (17-25 anos), duas das características geralmente associadas à VPI.


Objetivos
Descrever a prevalência preliminar de VPI entre universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul, de acordo com características sociodemográficas e comportamentais.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, do tipo censo, dos ingressantes com idade ≥18 anos nos 83 cursos de graduação presencial no primeiro semestre de 2017 da UFPel. Para este estudo, foram incluídos aqueles que estavam ou estiveram em algum relacionamento íntimo nos 12 meses anteriores à entrevista e os entrevistados entre novembro e janeiro. Três subtipos de VPI foram identificadas (psicológica, física e sexual) por meio de questionário auto preenchido, contendo 10 questões. VPI total foi considerada a presença de qualquer subtipo de VPI.


Resultados
Dos 722 universitários que referiram ter ou ter tido parceiro íntimo nos 12 meses anteriores à entrevista, a prevalência preliminar de VPI total foi 32,6 e a prevalência de VPI psicológica, física e sexual foi de 30,0%, 8,7% e 2,8%, respectivamente. A prevalência de VPI total tendeu a ser maior entre aqueles que não se identificam com: gênero feminino e masculino (71,4%); idade <30 anos (32,0%); menor nível socioeconômico (40,7%); consumo mais frequente de bebidas alcoólicas (39,9%) e foi menor entre os estudantes da área da saúde (12,0%).


Conclusões/Considerações
Os resultados do presente estudo mostram que cerca de um terço dos universitários reportaram VPI, sendo a VPI psicológica a mais prevalente. Maior atenção deve ser dada à ocorrência VPI por parte das instituições de ensino e dos órgãos de saúde, tendo em vista que suas consequências podem além de afetar os aspectos físicos, mentais e sociais da vítima, ocasionar pior desempenho e aproveitamento acadêmico.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360