Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32b - Relações violentas entre parceiros íntimos

27266 - PROVA DE AMOR OU ABUSO DIGITAL? O USO DE APLICATIVOS DE CONTROLE/MONITORAMENTO NOS RELACIONAMENTOS AFETIVO-SEXUAIS
ROBERTA MATASSOLI DURAN FLACH - IFF/FIOCRUZ, SUELY FERREIRA DESLANDES - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Na atualidade, somos estimulados a anunciar espontaneamente tudo o que se refere à nossa vida particular, havendo um embaralhamento entre as fronteiras: pública e privada, que se retroalimentam, nos convidando a sermos, ao mesmo tempo, controladores e controlados. Todavia essas práticas, por vezes, naturalizadas dão subsídios à banalização de práticas abusivas nos relacionamentos afetivo-sexuais.


Objetivos
Este estudo buscou analisar as produções discursivas sobre controle e monitoramento do parceiro veiculadas nas ferramentas digitais ofertadas pelo sistema Android e iPhone, disponíveis nos aplicativos de telefonia móvel.


Metodologia
Adotamos a análise do discurso crítico para o exame e interpretação das enunciações textuais de aplicativos disponíveis nos sistemas Android e iPhone, pagos ou gratuitos, que oferecessem como serviço, o controle, monitoramento e rastreamento de parceiros íntimos. Utilizamos as seguintes palavras chaves: Rastreador de Namorado (RNo), Rastreador de Namorada (RNa), Espião de Namorado (ENo), Espião de Namorada (ENa), Espião de Marido (EM) e Espião de Esposa (EE). Após leitura criteriosa do acervo e a exclusão de todos os aplicativos em duplicidade ou que não faziam parte do objetivo proposto pelo estudo, permaneceram no acervo 40 aplicativos.


Resultados
Dentre os 40 aplicativos, identificamos somente 33 desenvolvedores, pois alguns deles criaram mais de um aplicativo com o mesmo propósito, mas com nomes e, por vezes, público alvo distintos. A avaliação de cada aplicativo é feita mediante uma nota atribuída pelos próprios usuários, variando de 1 a 5. Da mesma forma, o número de instalações, sofre oscilação, variando de cem a cinco milhões de downloads. Os sujeitos controlados pelos aplicativos analisados são majoritariamente os parceiros afetivo-sexuais (esposa, marido, namorada, namorado, amante, “peguete”). Identificamos também, dois blocos com distintos sentidos discursivos não-excludentes: Controle/ Monitoramento e Cuidado/ Proteção.


Conclusões/Considerações
A força enunciativa dos textos se baseia numa promessa de controle total e irrestrito com o propósito de assegurar a “paz de espírito”, “segurança” e “harmonia” no relacionamento íntimo. Invocando para tal, argumentos retóricos que remetem a “prova de amor”, “cuidado” e “proteção” como justificativa para o controle/monitoramento do outro.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360