Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC32b - Relações violentas entre parceiros íntimos

27683 - VIGILÂNCIA DAS VIOLÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE VIOLÊNCIA PELO PARCEIRO ÍNTIMO CONTRA A MULHER EM PERNAMBUCO, 2016
NATÁLIA NUNES DE LIMA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, RENATA VIEIRA DE SOUZA AMARAL - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MAGDA GOMES DA SILVA COSTA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SANDRA LUZIA BARBOSA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, JULIANA MARTINS BARBOSA DA SILVA COSTA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO


Apresentação/Introdução
A violência baseada em gênero constitui uma importante causa de morbimortalidade de mulheres em todo o mundo. Com elevada frequência, ocorre no ambiente doméstico e tem como agressor o companheiro, ex-companheiro, namorado ou ex-namorado, sendo denominada de violência por parceiro íntimo (VPI).


Objetivos
Descrever o perfil epidemiológico da violência pelo parceiro íntimo contra a mulher em Pernambuco, no ano de 2016.


Metodologia
Estudo transversal sobre os casos notificados de violência perpetrada pelo parceiro íntimo contra mulheres de 20 a 59 anos, registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram incluídos no estudo todos os casos (3447) de violência em mulheres adultas residentes em Pernambuco; destes, 11 foram excluídos devidos o campo referente aos tipos de violência estarem sem respostas ou ignorados. A análise estatística foi realizada com o auxílio do programa SPSS 10.0. Foram calculadas as frequências relativas e absolutas. Na análise de associação entre os fatores investigados e a violência pelo parceiro íntimo foi empregado o teste do Qui-quadrado de Pearson.


Resultados
Foram registrados 2079 (60,5%) casos de violência contra mulher cometida pelo parceiro íntimo em Pernambuco. Em relação aos casos notificados de violência exclusivas 16,6% foram físicas, 10,8% psicológica, 0,6 % sexual. Quanto à sobreposição dos tipos de violência, observou-se maior frequência da psicológica associada à física (26,3%) e menor frequência da física associada à sexual (0,3%). Identificou-se associação entre violência por parceiro íntimo e a faixa etária das vítimas (> 30 anos); residência na Mesorregião do Interior do Estado; local de ocorrência da violência na residência e o relato de ter sofrido mais de um tipo de violência.


Conclusões/Considerações
A alta frequência dos casos notificados de VPI contra mulher indicam a necessidade de políticas públicas e estratégias intersetoriais de enfretamento da desigualdade de gênero, que se expressa por meio dos atos violentos. Nesse aspecto, a notificação como componente da linha de cuidado às pessoas em situação de violência contribui para visibilidade dos conflitos silenciados no âmbito privado das relações conjugais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360